Dia D da Vacinação Antirrábica acontece neste sábado (3) em Salvador
Vacina está disponível em mais de 100 unidades de saúde da capital
-
Da Redação
redaçao@redebahia.com.br
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza, neste sábado (3), o Dia D da Mobilização da Vacinação Antirrábica em Salvador. A mobilização acontece das 8h às 16h. A vacina está disponível em mais de 100 unidades de saúde da capital.
O atendimento acontece também de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A lista completa dos postos de saúde pode ser consultada no Fala Salvador, no número 156 ou pelo telefone do CCZ, no (71) 3202-0984, através do qual é possível também tirar dúvidas.
Neste final de semana, duplas volantes de agentes de saúde vão percorrer 15 bairros da cidade: Pituaçu, Cambonas, Sete de Abril, Novo Marotinho, Nova Esperança, Nova Brasília, Avenida Gal Costa, Cajazeiras XI, Boca da Mata, Águas Claras, Bairro da Paz, Farol de Itapuã, Itapuã, Mussurunga I e II.
Já o Shopping Paralela funcionará como ponto fixo no sábado (3), das 9h às 16h, e domingo (4), das 12h às 17h.
Desde o início da estratégia, a SMS imunizou mais de 120 mil animais. A estratégia segue até o dia 6 de setembro com a meta de proteger 261 mil bichos. Para ter acesso à dose, não é necessário apresentar documentação, basta o animal ter idade igual ou superior a três meses de idade e estar saudável.
A chefe do Setor de Vigilância e Controle da Raiva Animal e Veterinária do Centro de Controle Zoonoses (CCZ), Danielle Dantas, ressalta que a estratégia no final de semana garante mais uma oportunidade de os tutores vacinarem o animal de estimação.
“Distribuímos as equipes em locais acessíveis para que cada tutor possa, dentro da sua rotina, levar seu cão ou gato para tomar o imunizante. Entendemos que ao longo da semana muitos papais e mamães de pet não conseguem dedicar esse tempo para os cuidados com a saúde animal, por isso, essa ampliação nos sábados e domingos”, destacou.
Danielle ressalta ainda que a raiva possui quase 100% de letalidade. "A forma mais efetiva para evitar o contágio e manter Salvador livre da raiva humana é através da imunização”, finalizou.