Assine

Dá para adivinhar? Veja cinco possíveis temas para a redação do Enem 2024


 

Professores listam temas que podem ser cobrados no exame neste domingo (3)

  • Maysa Polcri

Publicado em 01/11/2024 às 13:22:43
Enem 2024 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro. Crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Com a chegada da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cada vez mais próxima, candidatos se perguntam qual deverá ser o tema da redação da prova deste domingo (3). O histórico do exame revela as tendências de eixos temáticos voltados para questões sociais da contemporaneidade. São eles: desigualdades, direitos essenciais, tecnologias, sustentabilidade e cultura. 

O CORREIO conversou com dois especialistas no assunto para saber quais temas poderão ser cobrados na redação deste ano. Foram eles: a professora Márcia Perri, fundadora do curso RedPort, e Vinícius Beltrão, coordenador de Ensino e Inovações Sênior do SAS Educação. Confira agora quais as dicas que eles deram. 

A importância da saúde mental e os desafios do cuidado no Brasil contemporâneo

"A saúde mental, especialmente entre jovens, tem ganhado muita visibilidade nos últimos anos por conta do aumento dos casos de depressão e ansiedade", analisa a professora Márcia Perri. Para ela, é possível que os candidatos tenham que escrever a dissertação sobre saúde mental. 

Os impactos das novas tecnologias para a sociedade do século XXI 

Vinícius Beltrão, da SAS Educação, explica que o Enem costuma repetir eixos temáticos cobrados em outros ano. Por isso, o especialista avalia que as novas tecnologias são uma boa aposta de tema para a edição de 2024 da prova. "Nós tratamos sobre eixos temáticos justamente porque eles têm se repetido ao longo dos anos. Eles sempre envolvem, por exemplo, como nós estamos lidando com algumas tecnologias, então manipulação de dados, que já foi um tema, pode aparecer de outra forma", diz. 

Em 2018, o tema da redação foi 'Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet'. "Acho que um eixo temático importante é como que a nossa sociedade tem se relacionado com as tecnologias e com as redes sociais. É um assunto que tem sido tão discutido com as inteligências artificiais, e o Enem pode cobrar o impacto disso para a humanidade", diz. 

A importância da preservação da identidade cultural em um mundo globalizado

"A questão da identidade cultural e o respeito à diversidade podem ser um tema a ser explorado, considerando os debates sobre preservação cultural, globalização e movimentos sociais", pontua a professora Márcia Perri. Ela ressalta que os eixos temáticos são amplos e costumam ter relação com questões atuais que geram discussões globais. 

Desafios para a garantia de direitos 

Vinícius Beltrão lembra que a cidadania brasileira é um dos eixos temáticos recorrentes da redação do Enem. Por isso, ele avalia que a garantia de direitos para determinado grupo social pode ser cobrado nesta edição. "Falar sobre os direitos sociais que não são garantidos, e como a sociedade pode se beneficiar se todos usufruírem de seus direitos. Há brasileiros que ainda não gozam das mesmas condições de outros. De certa maneira, a desigualdade do nosso país é um tema que sempre tem aparecido", diz. 

Os desafios da sustentabilidade no Brasil diante das mudanças climáticas

A professora Márcia Perri lembra ainda que as discussões sobre mudanças climáticas têm se intensificado com eventos extremos. Nesse caso, os estudantes podem lembrar, na redação, das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul e das queimadas na Amazônia. "Com as discussões globais sobre mudanças climáticas, desmatamento e preservação ambiental, temas ligados à sustentabilidade e à proteção do meio ambiente estão sempre em pauta", indica.