Coordenação de táxis nos Barris é arrombada e furtada pela segunda vez em quatro dias
Um dos três suspeitos foi pego pela Guarda Municipal; atendimento segue online
-
Wendel de Novais
wendel.novais@redebahia.com.br
A Coordenação de Táxis e Transportes Especiais (Cotae), localizada no Vale dos Barris, em Salvador, foi arrombada e furtada pela segunda vez em quatro dias na noite dessa quarta-feira (20). Durante a ação criminosa, que aconteceu por volta das 23h, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) perceberam a movimentação de três suspeitos no local.
Os homens estariam levando materiais de alumínio da Cotae, como conta o comandante da equipe da GCM, Cid Pimenta, que percebeu o crime. "Estávamos em ronda, por volta das 23h, quando vimos um movimento suspeito de três elementos. A gente foi fazer abordagem e dois correram, mas conseguimos pegar um e apresentamos na delegacia. Ele estava com, mais ou menos, 10 kg de alumínio, retirado da cobertura da Cotae", relata Cid.
Em nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informou que foram levados aparelhos de ar-condicionado, materiais de escritório e ferragens de toldos. Portas e vidraças da Cotae ficaram completamente destruídas, disse a pasta.
Já no domingo (17), por volta das 3h, suspeitos invadiram o local e levaram monitores, cabos de energia elétrica e de redes. Nessa ocorrência, a GCM foi acionada e um boletim de ocorrência seria registrado. O crime fez com que o atendimento ao público presencial fosse suspenso, de acordo com a Semob. Os permissionários que precisaram de atendimento, no entanto, puderam contar com a realização dos serviços pela internet através da plataforma Salvador Digital.
A reportagem questionou se o homem preso na quarta-feira também seria responsável pelo furto do domingo, mas Cid Pimenta explicou que o suspeito não reunia condições de responder perguntas quando foi preso. "Ele estava bastante agitado, drogado. Porém, ele disse que a informação que circula entre o pessoal que anda na rua é que a área está abandonada", fala o guarda, que nega esse abandono.
O local seguia com atendimentos presenciais até o último domingo, antes da primeira ocorrência de furto. Nesta quinta-feira (21), o atendimento continua suspenso.
Cotae Digital
A Semob informou que segue avaliando as condições para o futuro retorno do atendimento ao público na sede da Cotae, ao lado do antigo prédio da Transalvador, no Vale dos Barris, centro da capital. Os permissionários podem contar com a realização de serviços pela internet através da plataforma Salvador Digital. Ao todo, são ofertados mais de 40 serviços de forma digital, através do site: salvadordigital.salvador.ba.gov.br. O acesso pode ser feito por qualquer celular, computador ou tablet de forma gratuita, sendo necessário apenas ter cadastro na plataforma gov.br.
Também é possível solicitar e receber documentos sem precisar se locomover: Certidão do Sistema de Táxi e Transportes Especiais, Declaração para isenção de IPI e ICMS, Inscrição de Condutor Auxiliar – Táxi e Escolar, Renovação de Cartão de Identificação do Autorizatário e Condutor Auxiliar – Táxi, Escolar e Mototáxi e Baixa do Condutor Auxiliar.