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Conheça os grandes momentos que marcam os 65 anos da história do curso de ADM da Ufba


 

Escola de Administração da Ufba (Eaufba) completou 65 anos nesta quarta-feira (2)

  • Larissa Almeida

Publicado em 03/10/2024 às 06:00:00
Escola de Administração da Ufba. Crédito: Divulgação/Ufba

O ano era 1959 quando o time do Bahia disputava a Taça Brasil, primeiro grande torneio nacional que só conquistou efetivamente em 1960. Assim como o Esquadrão, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) criou oficialmente a Escola de Administração (Eaufba) em 1959, mas somente um ano depois as aulas do curso de Graduação em Administração de Empresas e Administração Pública tiveram início de forma pioneira no Norte e Nordeste, tendo como sede o subsolo da reitoria e casas no Canela e no Garcia. Nesta quarta-feira (2), a história desse pioneirismo foi relembrada e celebradas durante a comemoração dos 65 anos da Eaufba, que levou dezenas de professores aposentados e ativos, alunos e ex-alunos ao auditório da faculdade.

Entre os grandes momentos marcantes da instituição, a parceria com as Michigan State University e University of Southern California (EUA), dentro do programa de cooperação estabelecido entre a USAID (Instituto Americano de Auxílio Internacional), o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Getúlio Vargas, foi uma aliança fundamental para o início da formação acadêmica, como pontuou André Luiz Nascimento, professor e diretor da Eaufba.

“Pessoas jovens formadas em Ciências Sociais, Economia, Direito e Engenharia foram selecionados para fazer mestrado nos Estados Unidos. Uma parte foi para Michigan estudar Administração de Empresas e outra parte foi para o sul da Califórnia estudar Administração Pública. Essas pessoas voltaram para serem professoras e ajudaram a escola a se consolidar, ao longo do século XX, como uma grande escola de gestão com uma característica especial, que é o recorte social”, destacou.

A professora doutora Tânia Fisher relembrou que a criação da Eaufba foi motivada pela tomada de consciência das Nações Unidas quanto a necessidade de formação de administradores na América Latina, já que os países dessa região estavam sendo beneficiados com políticas de inovação de desenvolvimento governamental e empresarial, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), Porto IV, Fundação Ford, Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e Superintendência do Desenvolvimento do Sul (Sudesul).

“Os Estados Unidos logo viram uma oportunidade política e a proposta foi criar três escolas de Administração no Brasil para formar os gestores necessários. Então, a Sudesul apoiou a fundação do curso de Administração Pública e da Administração de Empresas da UFRGS, foi estimulada a criação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro e, aqui, foi criada a nossa escola”, narrou.

No ano de 1962, a Eaufba teve a fundação formalizada, o que possibilitou o nascimento do primeiro curso de extensão em administração de empresas, coordenado por Older Cruz, Admon Ganem e Adelmar Linhares, e do primeiro curso de extensão da administração pública, coordenado por João Eurico Motta, no intuito de apoiar a reforma administrativa da região Nordeste. No ano seguinte, foi fundado o Instituto de Serviço Público (ISP), como organização voltada para a atividade de extensão. Em 1965, essa entidade seria recriada como Instituto de Serviço Público (ISP) e do Instituto de Apoio e Desenvolvimento Empresarial (Iade).

Em 1969, dez anos após a fundação da Escola de Administração, foi criado o curso de Secretariado Executivo em resposta à demanda de profissionais do ramo a partir da instalação do Polo Petroquímico de Camaçari. "Isso é um marco histórico da escola, que posteriormente, também participou de programas governamentais nacionais através do ISP. Nós temos muitos momentos significativos que foram contributivos para o desenvolvimento sócio-econômico do estado da Bahia", frisou Bárbara Maria Dultra, vice-diretora da Eaufba e coordenadora do curso de Secretariado Executivo.

Na década de 70, o grande marco da Eaufba foi a mudança para o Vale da Canela, onde mantém a sede atual. Na entrada do local, estão fixados os nomes dos veteranos – dentre eles nomes ilustres, como João Ubaldo Ribeiro, Gilberto Gil e Antônio Carlos Magalhães Júnior. Por sua vez, na década de 80, a inovação deu a tônica na Eaufba por meio da elaboração de projeto do curso de Mestrado em Administração. O curso em si teve início em 1983. O núcleo começou com apenas um mestrado em Administração. Atualmente, o programa possui um programa de mestrado e doutorado acadêmicos, além de um mestrado profissional e cursos de pós-graduação lato-sensu, em nível de especialização.

No final na década de 80, mais especificamente no ano de 1989, foi criada a Empresa Jr., com o intuito de colocar em prática os assuntos aprendidos em sala de aula. Os fundadores da organização se espelharam na Fundação Getúlio Vargas para abrir a primeira empresa júnior do Nordeste e a segunda do Brasil. A entidade oferece um serviços nas três grandes áreas da administração: Marketing, Financeiro e Organizacional.

Já neste século, em 2002, foi a vez da fundação do Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (Ciags), que reuniu os primeiros cursos de extensão direcionado a organizações e movimentos sociais, dentro do programa ONG Forte. Outro programa importante é o Programa de Estudos, Pesquisas e Formação em Políticas e Gestão de Segurança Pública (Progesp), que foi criado dois anos depois, de forma novamente pioneira para capacitar profissionais que atuam na segurança pública e justiça criminal, unindo formação, pesquisa e extensão.