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Congresso internacional da Abit acontece em Salvador na próxima semana


 

Projeto terá palestras, painéis e networking com especialistas

  • Da Redação

Salvador
Publicado em 25/10/2024 às 15:29:44
Congresso Internacional Abit 2023. Crédito: Divulgação

O Congresso Internacional da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) acontecerá entre os dias 30 e 31 de outubro, e contará com palestras, painéis e networking com especialistas nacionais e estrangeiros.

No evento, serão debatidas políticas industriais, regulatórias e globais e os efeitos no comércio, além de megatendências de consumo, inovação, tecnologia e novos modelos de negócios, desenvolvimento sustentável, perfil do novo consumidor; e como transformar incertezas em oportunidades.

Ao longo dos dois dias de evento, estarão presentes o ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, Roberto Azevedo, a responsável pelas categorias Moda, Beleza, Esportes, Saúde, Brinquedos, Entretenimento e Supermercado do Mercado Livre, Anna Araripe, e o COO do Grupo Arezzo&Co, Cassiano Lemos.

Além deles, irão também o associado e conselheiro de política comercial da Sandler, Travis & Rosenberg, David Olave, e o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Gordon.

As programações acontecerão entre 8h e 18h30, no Senai Cimatec, localizado na Avenida Orlando Gomes.

Programação

30 DE OUTUBRO

Mediação: Fernando V. Pimentel (Abit)

08:00 - 08:30: Credenciamento

08:30 - 09:30: Abertura Oficial

09:30 - 10:00: Apresentação Estudo Têxtil da Bahia – Potencialidades do Setor

Marcelo Villin Prado, diretor do Iemi, e Vladson Menezes, superintendente do Fieb.

10:00 - 11:00: Palestra de Abertura | Nova Realidade Mundial e seus Impactos

A palestra de abertura desta edição, voltada a discutir as conexões Brasil -Mundo, trará um panorama sobre a nova realidade mundial e seus impactos, buscando responder às seguintes questões:

Que mudanças estão ocorrendo no contexto geopolítico? Quais são as principais tendências que desafiam o Brasil e o mundo? Quais os desdobramentos para o comercio internacional e a cadeia de suprimentos? Quem está ganhando e quem poderá perder com essa nova realidade internacional? Como tais cenários e tendências impactam a indústria brasileira?

Após a palestra, haverá uma sessão de perguntas e respostas com Roberto Azevedo, o Embaixador que ministrará a conversa.

11:00 - 12:30: Painel 1 | Explorando os Mercados Internacionais

Este painel buscará destacar quais são os principais mercados internacionais para a indústria têxtil e de confecção brasileira, as oportunidades e desafios apresentados nessas localidades e quais são as estratégias adotadas para se posicionar nesses mercados.

Após a palestra, haverá uma sessão de perguntas e respostas com Manoela Amaro (Blanc), Mariana Pavan e Michel Piroutek (Euromonitor).

12:30 - 14:00: Almoço e Networking

14:00 - 15:30: Painel 2 | Políticas Regulatórias Globais – Impactos no comércio

Quando se trata de comércio internacional as regras do jogo estabelecidas pelos países em termos de políticas de comércio exterior e regulamentos são fatores decisivos para restringir ou ampliar as trocas comerciais.

Sob a perspectiva da defesa ou do ataque, o painel abordará a inserção da indústria brasileira no comércio internacional, os desafios do sourcing global, a importância dos acordos comerciais, os problemas enfrentados pelo setor têxtil e de confecção em relação às irregularidades nas importações e como outros países têm implementado políticas para endereçar a questão.

Após a palestra, haverá uma sessão de perguntas e respostas com Renata Amano (Bratac), Marcella Cortez (Farm), David F. Olave (Sandler, Travis & Rosenberg) e Mário Jorge Machado (Euratex).

15:30 - 16:00: Coffee break

16:00 - 17:30: Painel 3 | Política Industrial como Fator-Chave para Competitividade

A política industrial de um país é um plano estratégico de desenvolvimento industrial que congrega os setores público e privado na construção de uma visão de futuro para a indústria e de um projeto para o seu alcance.

Tal visão e projeto consideram, entre outros fatores, os objetivos e metas a serem perseguidos, considerando as oportunidades que se apresentam, os obstáculos existentes e os meios para superá-los. Neste painel discutiremos a atual política de retomada da indústria brasileira, que, além da superação de antigos obstáculos, como os do Custo Brasil, tem como norteadores as megatendências internacionais relacionadas à digitalização e à sustentabilidade; o apoio ao desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação e a ampliação de oportunidades para aumento da produção, da exportação e da competitividade das empresas brasileiras em cadeias globais de valor.

Após a palestra, haverá uma sessão de perguntas e respostas com José Gordon (BNDES), Rafael Lucchesi (CNI), e Verena Hitner Barros (CNDI).

17:30 - 19:00: Coquetel de Confraternização

31 DE OUTUBRO

Mediação: Fernando V. Pimentel - Abit

09:00 - 10:30: Palestra abertura | Megatendências de Consumo e seus Impactos no Mundo dos Negócios

Na palestra de abertura deste segundo dia do Congresso Internacional ABIT 2024, serão abordadas as megatendências de consumo e seus impactos no mundo dos negócios, buscando responder às seguintes questões:

Que macro forças globais e tendências estão impactando o comportamento do consumidor? Como as maneiras como as pessoas vivem e consomem devem mudar na próxima década? O que tende a permanecer constante? Como está se desenhando o futuro do consumo?

Compreender essas tendências e seus impactos é essencial para empresas que desejam se manter competitivas e relevantes na próxima década.

Após a palestra, haverá uma sessão de perguntas e respostas com Camila Toledo (Fashion Snoops).

10:30 - 12:00: Painel 4 | Inovação, Tecnologia e Novos Modelos de Negócios

Como a inovação e a tecnologia vem transformando os modelos de negócios e podem ajudar a indústria brasileira a melhorar seu posicionamento no mercado internacional?

Quais são as barreiras e as estratégias possíveis para aumentar a adoção de inovação e tecnologia na indústria T&C brasileira?

Após a palestra, haverá uma sessão de perguntas e respostas com Anna Araripe (Mercado Livre), Cassiano Lemos (Arezzo&CO) e Cecília Rapassi (Gouvêa Fashion Business).

12:00 - 14:00: Almoço e Networking

14:00 - 15:30: Painel 5 | O Desenvolvimento Sustentável como driver estratégico para a competitividade

Mudanças climáticas, uso correto dos recursos naturais, gestão de resíduos e preservação da biodiversidade são alguns dos desafios que vem se apresentando com cada vez mais força para o mundo.

As regulamentações para enfrentar tais desafios são direcionadoras das dinâmicas de mercado e têm o poder de mudar os modelos de negócios e as relações ao longo da cadeia de valor. Como a indústria têxtil e de confecção brasileira é percebida e se coloca nesse cenário? Que estratégias as empresas brasileiras estão adotando para enfrentar essa realidade? Que boas práticas de gestão ambiental, social e de governança estão sendo implementadas e podem ser tomadas como caminhos estratégicos para o desenvolvimento sustentável?

Após a palestra, haverá uma sessão de perguntas e respostas com Lars Fogh Mortensen (EU Institution), Leandro Ito (C&A), Paulo Costa (Nova Kaeru), Sissi Alves da Silva (MDIC) e Viviane Cecilia Lunelli (Lunelli).

15:30 - 16:00: Coffee break

16:00 - 17:30: Painel 6 | O Novo Consumidor: Oportunidades e Desafios

A busca por satisfazer os desejos dos consumidores, em conexão com suas expectativas, valores e “espírito do tempo”, é um desafio que se apresenta de forma ainda mais complexa e determinante para os negócios atualmente.

O uso de tecnologias como a Inteligência Artificial para conhecimento e antecipação de necessidades e desejos; a adoção de múltiplos canais para contemplar experiências de consumo não lineares; a estratégia de estabelecer novas conexões e ao mesmo tempo investir em relações profundas com seu target; as tecnologias vestíveis e o bem-estar dos usuários, as tendências e pendências relacionadas ao consumo sustentável são alguns desafios que se apresentam para as empresas que desejam crescimento e fidelização de seus clientes/ consumidores, no mercado nacional e internacional.

Após a palestra, haverá uma sessão de perguntas e respostas com Edwina Kulego (Informa Markets Fashion), Martha Torres (McKinsey), Pedro Fernandes (McKinsey)e Rogério Guimarães (Lupo).

17:30 - 18:30: Palestra de Encerramento | Ansiedade de Futuro: Como se preparar transformando incertezas em oportunidades

Estamos vivendo um momento de poli-crises e poli-tecnologias atravessando nosso dia a dia e nossos negócios. AI, mudanças climáticas, conflitos globais, novas gerações e redes sociais estão trazendo muitas incertezas sobre o futuro e gerando uma crise global de ansiedade.

Essa palestra explora o lado positivo dessas transformações e traz o futuro como uma fonte inesgotável de oportunidades para inovação e crescimento, trazendo conceitos e novos mindsets importantes para todo o mundo corporativo a partir de agora, como Solidão do líder, Estratégia Anti-Frágil, Coopetition, Bioeconomia e cuidado com a saúde mental. Uma provocação com novos olhares sobre tudo que as companhias, pequenas, médias ou grandes, não podem deixar de saber para os próximos anos

Após a palestra, haverá uma sessão de perguntas e respostas com Daniela Klaiman (Future).