Clínica oferece 300 mamografias gratuitas em Salvador; saiba como agendar
A ação é voltada para pacientes de 40 a 70 anos
-
Carol Neves
caroline.neve@redebahia.com.br
A CAM vai oferecer 300 mamografias gratuitas no mês de dezembro, em uma ação idealizada pela mastologista Carolina Argolo, fruto de uma parceria com a rede de postos Shell. A campanha “Meu Combustível Salva” é realizada pelo quarto ano consecutivo. O agendamento deve ser feito no último sábado deste mês, dia 30 (veja mais abaixo).
“Além de ampliar o acesso ao exame de mamografia, essencial para diagnóstico precoce do câncer de mama, a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção”, diz Carolina Argolo, que trabalha na CAM e é presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Bahia.
Quem pode se inscrever
Podem se inscrever pacientes com idade de 40 a 70 anos que tenham realizado mamografia há um ano ou mais (ou nunca tenham feito o exame) e que sejam usuárias do SUS. Os exames serão feitos nas unidades da clínica em Salvador (Itaigara e Canela) e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Em casos de resultados suspeitos (BIRADS 4 e 5), a CAM também vai disponibilizar uma consulta com mastologista e biópsia para confirmação do diagnóstico. As pacientes com câncer de mama serão encaminhadas para tratamento no Hospital Aristides Maltez.
O agendamento deve ser feito no último sábado de novembro pelo número de telefone (71) 3512-8600.
Câncer de mama
Em 2024, a Bahia deve apresentar 4.230 novos casos de câncer de mama, estima o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Com 73.610 registros previstos no Brasil, a doença representa o tumor mais incidente em mulheres de todas as regiões do país (depois do de pele não melanoma).
Com a campanha “Meu Combustível Salva”, todas as pessoas que abasteceram com gasolina V Power via aplicativo Shell Box, durante o mês de outubro, na Bahia, além de terem recebido um desconto de R$0,20 centavos por litro, colaboraram automaticamente com a doação de mamografias. A campanha, realizada em homenagem ao Outubro Rosa, arrecada valores que são convertidos em mamografias.