Catadores de material reciclável ganham galpão de triagem em Salvador
Espaço fica em Periperi
-
Carolina Cerqueira
ana.cerqueira@redebahia.com.br
Catadores de material reciclável de Salvador ganharam, na manhã deste domingo (15), um galpão de triagem de resíduos sólidos. O espaço tem como objetivo proporcionar melhores condições de trabalho para profissionais da Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos do Paraguary (Cooperguary). Cerca de 500 famílias devem ser beneficiadas.
O galpão fica em Periperi e foi inaugurado com um café da manhã especial de Natal pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). Também estavam presentes a primeira-dama, Tatiana Velloso, e secretários estaduais.
Catadora de resíduos há seis anos na Cooperguary, Leidjane Regina Sousa de Santana, 34, tem dois filhos e relatou que o sustento da família vem do trabalho na cooperativa. “Faço a separação dos materiais, como garrafa pet, plástico, alumínio, ferro. É emocionante ver como evoluímos. Estou muito satisfeita, muito encantada, arrepiada. Agora temos um ambiente de alimentação, descanso e organização”, afirmou.
O galpão conta com uma área de separação e compactação de materiais, refeitório, sala de administração e vestiários. Também há empilhadeiras e carrinhos para separação. O espaço servirá para que os catadores possam fazer a separação dos materiais coletados nas ruas, residências e comércios e os entregar para as empresas responsáveis pela reciclagem.
A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), responsável pela construção, afirmou que ao menos mais dois galpões como o de Periperi também serão entregues em Cajazeiras e na Avenida Barros Reis.