Casal baiano vence o câncer e recebe bênção do Papa Francisco, no Vaticano
Veja o que católicos devem fazer para casamento ser abençoado pelo Papa
-
Wladmir Pinheiro
wladmir.lima@redebahia.com.br
Uma honra concedida apenas a um grupo pequeno de católicos recém-casados. O casal baiano Vitor Pereira de Araújo Ribeiro, 30 anos, e Naira do Nascimento Conceição Ribeiro, 28, recebeu a benção pela união direto do Papa Francisco, no Vaticano.
A cerimônia aguardada há dias aconteceu na última quarta-feira (30). Os dois acordaram cedo, às 6h, para estarem prontos para o encontro com o papa, às 7h30. A cerimônia dura em torno de 1h.
O Papa Francisco pegou na mão do casal e abençoou as alianças dos baianos. Naira diz que o momento ficará guardado para sempre no coração dos dois.
"Foram apenas alguns minutos que valeram para uma vida inteira. Estar diante do Papa, com ele abençoando nosso matrimônio, não tem como descrever a emoção. Nunca imaginamos chegar tão perto", diz a influenciadora.
“Foi muito emocionante, estar tão perto do Papa e, ao mesmo tempo, perceber o quão gentil e amável ele é, de gestos muito simples”, completa Vitor.
Naira e Vitor se casaram em outubro, na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, em Salvador, a oito mil quilômetros da Santa Sé.
Câncer e covid-19
Naira e Vitor se conheceram no Rio Vermelho em 2017. “De lá pra cá, foram muitos encontros, muitas caronas para faculdade, muitos pores do sol, conversas intermináveis varando a madrugada”, lembra a influenciadora.
As bençãos do Papa tiveram um significado especial para os dois. O casamento entre Naira e Vitor teve de ser adiado por duas vezes: a primeira por conta da pandemia da covid-19, e a segunda após Naira descobrir um linfoma de Hodgkin, câncer que atinge o sistema linfático.
Ela precisou passar por tratamento oncológico.
“Superamos muitos desafios juntos e, mesmo nas horas de mais dificuldade, a certeza de podermos contar um com o outro se firmou como um farol, um porto seguro onde sempre encontramos as forças necessárias para seguir em frente. E a cada passo, a cada obstáculo vencido, se fez cada vez mais sólida a nossa relação, erguendo assim o firme alicerce desta união que oficializamos”, pontua Vitor.
O casamento foi realizado no dia 25 de outubro. Em seguida, os dois viajaram para a lua de mel, em Roma, na Itália.
“A lua de mel toda foi organizada só para para ver o Papa. A oportunidade apareceu no voo inaugural da nova rota direta Salvador-Paris, que partiu para a capital francesa na tarde desta segunda-feira (28)”, conta Vitor. “Foi um sonho realizado”, comenta Naira.
O que recém-casados devem fazer para receber a bênção do Papa?
De acordo com o site oficial, apenas recém-casados podem receber a benção do Papa, em Roma. O pedido pode ser solicitado através do site.
“Mandamos um e-mail antes do casamento, para a prefeitura do Vaticano, solicitando os bilhetes para a audiência geral, especificamente a que acontece às quartas-feiras, onde o Papa recebe os recém-casados para uma benção. Em menos de uma semana, recebemos a resposta positiva agendando a data que solicitamos, e explicando como retirar os bilhetes no portão de bronze”, explica Vitor.
O casal precisa comprovar que é recém-casado há menos de 3 meses. Isso pode ser feito através da certidão da igreja, fotos oficiais publicadas com data na internet ou ainda a data gravada nas alianças.
“Essa missa acontece todas às quartas-feiras, então é mais fácil do que se imagina. Eles apenas te confirmam próximo da data, pois o Papa já está bem velhinho, andando com cadeira de rodas e um pouco mais debilitado”, explica Naira