Black Friday: baianos buscam ofertas para economizar em supermercados
Segmento é um dos impulsionadores da alta anual prevista para novembro e deve crescer 5,4% neste mês em relação a 2022
-
Larissa Almeida
lpalmeida@redebahia.com.br
O crescimento anual de 4,3% previsto para o comércio baiano neste mês de novembro tem como um dos principais impulsionadores o setor de supermercados. Isso porque o segmento deve crescer 5,4% neste mês - em comparação com o mesmo período do ano passado. A tendência positiva é baseada nas movimentações da Black Friday, que ocorre no dia 24 de novembro e é encarada pelos baianos como uma oportunidade de economizar nas compras para casa.
A atendente de telemarketing Leidemar Marques, 21 anos, conta que já está atenta às promoções e comparando os valores nos supermercados. “Normalmente aproveito fazendo compras online. Mas desta vez pretendo fazer as compras do mês em mercados tradicionais e economizar o máximo possível”, afirma.
Já a estudante de Psicologia Larissa Fraga, 24 anos, diz que pretende economizar até R$ 200 só comprando itens de higiene, seja pessoal ou para casa. Segundo ela, desde que viu um rapaz comentando em um fórum de promoção que havia feito um estoque de desodorantes na Black Friday que durou um ano, seu objetivo é sempre priorizar esse tipo de produto.
“Eu achei muito sensacional, porque acabamos comprando um tanto mais barato, assim como também nos protegemos da inflação. Achei uma estratégia muito boa e foge dessa ideia de comprar produtos mais caros na Black Friday. No ano passado, eu comprei sabão líquido numa promoção de pague 2 e leve 4, [...] e recebi cashback de 100% de amaciante e sabão que também comprei”, relata.
Ainda na estratégia adotada por Larissa, a preferência por compras em sites é maior pelas vantagens de frete grátis em alguns sites, além de vantagens em programas de pontos. “Gosto de comprar em lugares que, se o frete não for grátis, tenham lojas físicas que eu possa ir buscar e não pagar nada. Às vezes o produto pode sair em conta, mas por pagar frete, acabamos pagando [caro]”, completa.
A reportagem procurou o Assaí Atacadista e o Grupo Carrefour Brasil para saber de ofertas que serão disponibilizadas na Black Friday, mas as empresas disseram que não poderiam atender à demanda no momento.
A Rede Mix informou que as ofertas da Black Friday só serão divulgadas a partir do dia 20 de novembro. Já a Gbarbosa e a Perini disseram que não conseguiriam antecipar os números, mas que estão “preparando ofertas em todas as seções, com descontos exclusivos no App Gbarbosa e Perini Plus para utilizar nas lojas físicas e e-commerce, além de condições especiais de pagamento”.
O Hiperideal também foi procurado para o mesmo pedido e indicou um contato que não respondeu às ligações feitas pelo CORREIO. O Atakarejo também não respondeu.
*Com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo