Bahia registra quinta morte por dengue
Caso foi no Norte do estado
-
Da Redação
redaçao@redebahia.com.br
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou nesta quarta-feira (28) a quinta morte por dengue. Segundo a pasta, a vítima é de Irecê, no Centro-Norte baiano. A pasta informou que a data da morte ainda não foi confirmada, mas pode ter acontecido ainda em janeiro. Mais quatro pessoas morreram devido à doença no estado, sendo um em Ibiassucê, dois em Jacaraci e um em Piripá.
O número de casos prováveis de dengue na Bahia atingiu 16.771 em 2024, até o dia 24 de fevereiro. Este dado representa um incremento de quase 100% em relação a 2023, quando, no mesmo período, foram notificados 8.408 casos prováveis.
Segundo a Sesab, a elevação foi puxada principalmente por municípios como Vitória da Conquista e Feira de Santana, ambos em situação epidêmica. No total 64 municípios estão em situação de epidemia para dengue.
Só na capital baiana são 1.066 pessoas com suspeita de dengue, casos que estão sob investigação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e 80% dos criadouros encontrados pelos agentes de endemias estavam dentro das casas. O aumento dos casos acendeu o alerta e, nesta quarta-feira (28), a Prefeitura fez um balanço das ações realizadas e deu início a campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) disse que é importante que a população se mobilize no enfrentamento aos focos do mosquito Aedes aegypti.
"80% dos focos de onde há a reprodução do mosquito é em residências e estabelecimentos comerciais. A população tem papel fundamental nesse enfrentamento. Estamos conclamando a população para se vacinar. Na semana que vem faremos vacinação nos shoppings. Não dá para brincar", disse.