Bahia registra 31,3% de abstenção no segundo dia de provas do Enem 2024
Média nacional foi de 30,6%
-
Tharsila Prates
tharsila.prates@redebahia.com.br
A Bahia registrou 31,3% de abstenção no segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, realizado no último domingo (10). A média nacional foi um pouco menor, de 30,6%. No ano passado, os faltosos do segundo dia no estado foram 32%. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
No domingo (3), primeiro dia de provas, a Bahia registrou 27,7% de abstenção - índice maior que a média nacional (26,6%), mas um pouco menor do que o registrado no estado no mesmo dia de 2023.
Em todo o país, os principais motivos da ausência foram candidatos flagrados com equipamento eletrônico, deixando o local de prova com o caderno de questões antes dos 30 minutos finais da aplicação, por ausentar-se antes do horário permitido (15h30), por utilizar impressos e registrar ou divulgar imagem da prova.
No próximo dia 20, o Inep divulga o gabarito oficial e as provas no site do órgão. Até o fim de novembro, haverá a divulgação da lista dos estudantes que receberão a parcela extra de R$ 200 do programa Pé-de-Meia, referente à participação em ambos os dias. A reaplicação para os casos previstos em edital ocorre nos dias 10 e 11 de dezembro - os candidatos que têm direito precisam fazer a solicitação até o dia 15. A entrega final dos resultados ocorre em 13 de janeiro de 2025.