Ampliação de Centro de Distribuição vai gerar novos empregos em Lauro de Freitas
Currículos poderão ser enviados no segundo semestre de 2024
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Gil Santos
gilvan.santos@redebahia.com.br
O Centro de Distribuição da Cimed que fica em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, será ampliado a partir de 2025. A expansão faz parte das estratégias da companhia farmacêutica para atingir a meta de R$ 5 bilhões em faturamento até o final do próximo ano. Serão geradas novas vagas de trabalho em áreas como logística, farmácia e gerência. Currículos serão recebidos no segundo semestre de 2024.
A Cimed é a terceira maior farmacêutica em vendas no Brasil. Em 2023, a empresa faturou R$ 3 bilhões e na semana passada reuniu fornecedores em São Paulo para apresentar os planos para alcançar R$ 5 bilhões até o final de 2025. O CORREIO foi convidado para acompanhar o evento. A expansão do CD de Lauro de Freitas deve gerar pelo menos 30 postos de trabalho e dobrar a capacidade de operação do equipamento.
Os profissionais que atuam no centro de distribuição incluem auxiliares, líderes e encarregados de logística, auxiliares administrativos, farmacêuticos, coordenadores, coordenador regional e gerente de logística. O CD foi inaugurado em 2017, é responsável por atender 412 municípios na Bahia e tem atualmente 1.600m² com 830 posições porta palete. A empresa está avaliando possibilidade de expansão ou mudança de endereço.
O CEO da companhia, João Adibe Marques, lembrou que a Cimed está há 47 anos no mercado, que surgiu com o pai dele, em 1977, e que tem fornecedores com mais de 20 anos de parceria.
“A Cimed tem 23,9% de participação do mercado farmacêutico na Bahia. Lidera em genéricos e equivalentes, com 22,9% de marketshare, higiene e beleza, com 41%, e em vitaminas, com 27,5%. Temos um potencial de crescimento de 60% no estado”, afirmou.
São 24 centros de distribuição no Brasil, sendo que nove unidades ficam no Nordeste, localizadas em Lauro de Freitas/BA, Jaboatão dos Guararapes/PE, Fortaleza/CE, Maceió/AL, Aracaju/SE, João Pessoa/PB, Teresina/PI, Parnamirim/RN e Imperatriz/MA.
Após a expansão a unidade da BA terá um diferencial. A companhia explicou que além de aumentar a capacidade de armazenamento, o centro contará com sistemas automatizados e picking, o que ampliará a eficiência operacional e reduzirá os prazos de entrega, além de manter os padrões de qualidade e segurança exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os profissionais interessados nas vagas poderão enviar os currículos através da plataforma Gupy, assim que o processo de captação for iniciado. A empresa informou que essa etapa deve começar no segundo semestre de 2024.
Expansão
A convenção realizada em São Paulo (SP) reuniu cerca de 300 fornecedores de diversos segmentos, como matérias-primas, embalagens, gráficas, equipamentos, agências, consultorias, transportadoras, tecnologia da informação, mídias, esporte, jurídico e serviços em geral.
O objetivo foi apresentar as perspectivas de crescimento da companhia para o próximo biênio, apontar caminhos para impulsionar as vendas e estreitar os laços com os diversos segmentos da indústria. Um dos destaques foi a venda do hidrante labial Carmed, sucesso em todo o país e que representou R$ 400 milhões em faturamento, em 2023.
A vice-presidente da companhia, Karla Felmanas, explicou que o investimento em publicidade fez a diferença nas vendas e se traduziu em mídia espontânea. Três novos sabores do produto serão lançados nesta sexta-feira (8).
“Fizemos uma ação por conta do aniversário do Carmed, na semana passada. Na compra de um o cliente levava outro. E o consumir foi à farmácia, comprou e divulgou nas redes sociais”, contou.
A companhia anunciou também a construção de um catálogo com produtos que poderão ser vendidos pelos funcionários das farmácias fora do estabelecimento, como já acontece, por exemplo, com revendedores de revista. Na prática, o trabalhador receberá uma comissão do produto vendido, a farmácia aumentará o faturamento e a Cimed ampliará as vendas.
Haverá investimento de R$ 150 a R$ 200 milhões na construção de novas fábricas, uma delas no Norte ou Nordeste, e será lançada uma nova marca voltada para produtos infantis. O nome será João e Maria e as novas unidades, como a ampliação do CD de Lauro de Freitas, devem operar os itens dessa novidade.