Academia itinerante: novo projeto da prefeitura vai promover atividades físicas nos bairros de Salvador
Bairro da Ribeira será o primeiro a receber a novidade nesta quinta-feira (14)
-
Larissa Almeida
lpalmeida@redebahia.com.br
Assim como trio elétrico costuma arrastar multidões para a folia regada a dança e cantoria, um caminhão itinerante da Prefeitura de Salvador, batizado de Caminhão da Musculação, vai passear pelos bairros da cidade convocando a população para praticar exercícios físicos. O projeto, que foi idealizado pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), foi anunciado na manhã desta quarta-feira (13), em Narandiba, e já começa a funcionar nesta quinta-feira (14). O bairro da Ribeira será o primeiro contemplado.
O caminhão, que também terá animação e som, deve percorrer as praças dos bairros e a orla da capital baiana tendo professores de educação física a tiracolo, bem como equipamentos, carpete, música e tablado, onde serão ministradas as aulas de funcional, dança, zumba, boxe e kickboxing.
“A ideia é que o veículo percorra, de domingo a domingo e da manhã até a noite, os locais que ainda não têm academia, mas que já têm uma tradição de exercícios físicos, para que a população possa aproveitar isso enquanto a academia não chega. Vamos levar mais atividade física, saúde e alegria para Salvador”, declarou o secretário Júnior Magalhães, titular da Sempre.
Para o prefeito Bruno Reis, assim como as academias ao ar livre, a iniciativa traz inúmeros impactos positivos para a capital baiana. “Os benefícios de uma cidade saudável impactam em todas as áreas, desde a preservação de vidas até a necessidade de menos investimentos em saúde, porque as pessoas estão passando a se cuidar mais”, disse.
Além da Ribeira, outros destinos previstos para a academia itinerante são Stella Maris e São Tomé de Paripe. Segundo Júnior Magalhães, haverá uma agenda, disponível virtualmente, na qual constará a programação com local e horário do Caminhão da Musculação a cada dia. Outra previsão é a criação de um canal para que a população possa pedir a ida do projeto no próprio bairro.