Assine

A importância das mulheres na Feira de São Joaquim é tema de evento realizado neste sábado (31)


 

A Arena São Joaquim, que acontece na Doca 1, vai abordar o papel feminino na preservação e valorização da feira

  • Da Redação

Salvador
Publicado em 30/08/2024 às 12:00:37
Feira de São Joaquim. Crédito: Ana Lucia Albuquerque/CORREIO

A Arena São Joaquim voltará a reunir comerciantes da tradicional feira localizada no bairro do Comércio, em Salvador, no próximo sábado (31), das 9h às 17h, na Doca 1 (Avenida da França, s/n, Comércio). A iniciativa, fruto da parceria entre a JA Bahia e a Wilson Sons, marca a concretização da trilha “Capacitar para Conectar”, que consiste na formação de feirantes, com o viés de empreendedorismo, e de seus filhos, jovens se inserindo no mercado de trabalho.

A primeira etapa da trilha, dedicada aos participantes mais jovens, foi realizada em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com foco na empregabilidade e capacitação profissional visando a inserção desses jovens no mercado de trabalho, abordando temas como educação financeira, planejamento de carreira e preparação para entrevistas.

Já a segunda etapa teve os feirantes como público-alvo ao abordar temas como técnicas de reutilização de materiais recicláveis para a criação de produtos sustentáveis, além de associativismo, MEI, formalização e estratégias de venda para grandes e médias empresas.

Com o tema “A importância das Mulheres na Salvaguarda da Feira de São Joaquim enquanto Patrimônio Cultural", a Arena dará luz ao papel feminino na preservação e valorização da feira, tanto como espaço comercial quanto símbolo cultural e histórico. O evento terá uma roda de conversa composta por empreendedoras e entusiastas do valor patrimonial de São Joaquim, além da mediação de Linda Bezerra, editora-chefe do CORREIO.

Vale destacar que o tradicional comércio está em processo de registro como Patrimônio Cultural do país, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A programação do evento também terá a apresentação da banda feminina Didá, exposição e venda de produtos dos feirantes, além da certificação dos participantes da trilha formativa.

Este projeto é uma realização da Junior Achievement Bahia (JA Bahia), com patrocínio da Wilson Sons, Banco do Nordeste, e apoio do CESOL, IEL, Doca1, Ayo, CORREIO e Prefeitura de Salvador. O evento celebrará ainda o Dia do Feirante, comemorado em 25 de agosto.