Assine

'A cena foi horrível', diz moradora sobre acidente que matou pedestre em São Caetano


 

Anderson Conceição dos Santos morreu ao ser imprensado por poste, após caminhão perder direção em ladeira

  • Da Redação

  • Wendel de Novais

Salvador
Publicado em 25/08/2023 às 09:35:41
Acidente deixou uma pessoa morta e interditou trânsito em São Caetano. Crédito: Marina Silva/CORREIO

Primeiro, o barulho assustou os moradores na Ladeira do Bambuí, em São Caetano. Depois, ao saírem de casa para ver o que tinha acontecido, se assustaram ao ver que um caminhão tinha atingido e matado Anderson Conceição dos Santos, 32 anos, por volta das 5h30 desta sexta-feira (25).

O caminhão, carregado de café, desceu a ladeira de ré, sem controle. Moradores acreditam que Anderson, que tinha o hábito de passar pelo local para comprar pão por volta das 5h30, tenha usado o poste para tentar se proteger do acidente. Mas ele acabou sendo esmagado pelo equipamento, com o impacto da batida.

"Eu não vi na hora, mas o povo já passou o vídeo aqui e a gente entendeu. Ele viu o caminhão descer e tentou se proteger atrás do poste. Só que o poste não aguentou o impacto do caminhão e apertou ele todo", disse Anderson Santos, 38, morador da região.

A cena trágica chocou. "Foi um barulho enorme na hora, a gente deu um pulo aqui. Quando saí, a cena foi horrível. O rapaz ficou apertado entre o poste e a parede. Não aguentei ficar nem olhando", contou uma moradora que fala sem se identificar.

Anderson era sempre o primeiro cliente da padaria. "Ele sempre estava aqui na porta da padaria às 5h20, que é o horário mais ou menos que abre aqui. Era o primeiro cliente mesmo. A padaria é até movimentada, mas nesse horário só ficava ele", disse o morador Anderson Santos, 38.

O motorista do caminhão, que ficou tombado na via, fugiu após o acidente. "Na hora que o motorista saiu e viu que o rapaz estava morto, ele fugiu. Ficou com medo da população pegar ele e acabar linchado. Ele não teve culpa, mas sabe que o povo na hora da agonia não pensa nisso", relatou Maria Silva, 26, moradora da Ladeira do Bambuí.

O compartimento de cargas se abriu com o impacto do acidente e algumas pessoas tentaram furtar a mercadoria. "O caminhão só está cheio de carga aí por conta da polícia que chegou atirando na hora que o povo tentou saquear. Tem café e outras coisas de alimento. Eles iam saquear tudo, mas os policiais não deixaram", contou uma moradora que não quis se identificar.

O caminhão que causou o acidente ainda não foi retirado do local. Com a batida, o combustível do veículo desceu pela pista, o que dificulta o trabalho de retirada. No momento, agentes da Limpurb lavam a Ladeira do Bambuí para retirar o combustível, mas ainda não há estimativa de quando a via vai ser liberada. Segundo a Transalvador, a opção de tráfego é seguir pela BR-324. Por causa da interdição, o trânsito está interditado na região.

Em nota, a Coelba informou que está com equipes no local para realizar a troca do poste que foi atingido pelo veículo. "Os técnicos aguardam autorização do Corpo de Bombeiros para iniciar o serviço. Devido ao abalroamento, parte do bairro está com o fornecimento de energia suspenso", diz a nota da empresa.