Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Portal Edicase
Publicado em 11 de abril de 2024 às 17:25
No outono, diversas doenças respiratórias começam a se manifestar, e duas das mais comuns são gripe e resfriado, que afeta pessoas de todas as idades, causando mal-estar, dor no corpo, tosse, febre, entre vários outros sintomas. Além de buscar orientação médica, é importante manter os cuidados com a saúde em casa, como o consumo de chás, ótimos aliados para ajudar a fortalecer a imunidade.
Por isso, confira 5 receitas de chás para manter a saúde do corpo e recuperar as energias!
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Adicione os dentes de alho, reduza o fogo e cozinhe por 5 minutos. Desligue o fogo, coe o chá para remover os pedaços de alho e acrescente o suco de limão e o mel. Sirva em seguida.
Dica : beba duas xícaras desse chá por dia.
Em uma panela, coloque a água e as folhas de guaco e leve ao fogo médio para ferver por 5 minutos. Desligue o fogo, coe o chá para remover as folhas de guaco e o adoce com o mel. Sirva em seguida.
Dica : é recomendável tomar duas xícaras desse chá por dia.
Em uma panela, coloque os cravos-da-índia, as folhas de poejo, o gengibre ralado e a água e leve ao fogo médio para ferver. Após, reduza o fogo e ferva por 8 minutos. Desligue o fogo, coe o chá para remover os cravos-da-índia e as folhas de poejo. Sirva em seguida.
Dica : beba pequenas quantidades do chá até que o desconforto do resfriado passe.
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Desligue o fogo, adicione as folhas de equinácea, tampe e deixe o chá descansar por 10 minutos. Após, coe, adoce com mel e sirva em seguida.
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Desligue o fogo, adicione as folhas de eucalipto, tampe e deixe o chá descansar por 5 minutos. Após, coe e sirva em seguida com o mel.
Os chás devem ser consumidos até 3 horas após o preparo. Após esse período, podem perder as propriedades benéficas para a saúde. Lembre-se: os chás medicinais não substituem o tratamento médico.