Sebrae promove o afroempreendedorismo no Novembro Negro
Ações do mês incluem talk show, exposição, pesquisa e eventos
-
Estúdio Correio
estudio@correio24horas.com.br
Celebrado este ano pela primeira vez em todo o Brasil como feriado nacional, o 20 de novembro - Dia de Zumbi e da Consciência Negra – é fonte de inspiração para o Sebrae no desenvolvimento de ações de apoio e incentivo ao afroempreendedorismo no estado. Durante todo o Novembro Negro, a organização vem realizando diversos eventos e ações. Entre eles, o afroempreendedorismo feminino ganhou destaque com um talk show, promovido no dia 21, no Shopping da Bahia, em Salvador.
A atividade foi conduzida pela jornalista Wanda Chase, pela coordenadora no Sebrae/BA do seminário Empretec, Eliana Brito, e pelas empreendedoras baianas Iasmine Fernandes (Casa da Preta), Juliana Lima (Amuu) e Cynthia Paixão (Afrocentrados Collab).
No mês de novembro, o centro comercial localizado na capital também é palco para a exposição fotográfica “Mulheres Negras, Negócios Brilhantes”. A mostra fica aberta ao público, gratuitamente, no 3º piso, no corredor da loja Afrocollab, e retrata a história inspiradora de 12 empreendedoras baianas de sucesso. A visitação acontece até o dia 30 deste mês.
Pesquisa
Lançada no início de novembro, a segunda edição da pesquisa “Propósito dos Afroempreendedores Baianos”, elaborada pelo Sebrae Bahia, apresenta dados contundentes acerca do empreendedorismo negro no estado. De acordo com o levantamento, 90% dos afroempreendedores são favoráveis ao fortalecimento da comunidade negra por meio do Black Money. A pesquisa está disponível na íntegra no site Data Sebrae.
O analista técnico do Sebrae Bahia, Anderson Teixeira, destaca alguns aspectos da pesquisa. “Identificamos que 51% dos afronegócios estão há mais de 5 anos no mercado. Também checamos que 57% dos afroempreendedores acreditam que a constituição de uma rede de mentores negros poderia impulsionar o crescimento de pequenos negócios na Bahia. Além disso, 48% afirmaram que o PIX é o principal meio de pagamento utilizado nesses empreendimentos (37% foi o percentual identificado na análise de 2023)”, relata.
Eventos com empreendedorismo
Nos dias 9 e 10, Salvador foi sacudida pelo Festival Afropunk Brasil. Essa foi a quarta vez que o maior festival de cultura negra do mundo foi realizado na capital baiana. Com o objetivo de impulsionar o afroempreendedorismo no estado, o Sebrae reuniu no encontro donos de pequenos negócios da Bahia que participam do Movimento Compre do Pequeno.
Os visitantes puderam se conectar com as raízes, cultura e história do povo negro, manifestadas através do empreendedorismo. Quem passou pelo estande instagramável do Sebrae na feira pôde conhecer o trabalho de empreendedores negros do segmento de beleza, como trancistas, cabeleireiros e maquiadores, que realizaram atendimento no local. O espaço expôs um painel de led que deu destaque a grandes nomes do afroempreendedorismo na Bahia.
Ainda no Novembro Negro, o Sebrae participa com diversas ações no Festival Afrofuturismo, que ocupa o Centro Histórico da capital baiana, nos dias 28 e 29. Além de um espaço dedicado aos conteúdos e experiências empreendedoras transformadoras promovidos junto à organização, a Feira das Pretas é um dos destaques da programação no Pelourinho.
Este conteúdo não reflete a opinião do Jornal Correio e é de responsabilidade do autor.