Restaurantes Populares Vida Nova: segurança alimentar e geração de renda
Com refeições gratuitas e cursos profissionalizantes, iniciativa da Prefeitura de Salvador promove dignidade e autonomia
-
Estúdio Correio
estudio@correio24horas.com.br
Os Restaurantes Populares Vida Nova, sob gestão da Prefeitura de Salvador, são mais do que equipamentos municipais de segurança alimentar e nutricional. Além de oferecerem refeições gratuitas e equilibradas para pessoas em situação de vulnerabilidade, esses espaços têm se destacado como polos de inclusão social e geração de oportunidades. A cozinha-escola localizada no Restaurante Popular de Pau da Lima exemplifica essa transformação, funcionando como um centro de capacitação para moradores da região.
Em menos de um ano, o número de Restaurantes Populares aumentou de dois para dez, ampliando de 1.000 para mais de 5 mil refeições diárias distribuídas gratuitamente. A expansão reflete a prioridade da gestão municipal em enfrentar a insegurança alimentar de forma abrangente. De acordo com Júnior Magalhães, à frente da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer – SEMPRE, “a gestão municipal dispensou especial empenho para ampliar o número de Restaurantes Populares por entender a urgência em tratar o assunto da insegurança alimentar em nossa cidade”, afirma.
Júnior Magalhães
"“Optamos por realizar a distribuição de forma gratuita, pois acompanhamos as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social e entendemos que qualquer pagamento, por menor que seja, impacta no acesso de muitas delas ao alimento, tanto as que vivem em situação de extrema pobreza e em situação de rua”, destaca o secretário"
Além de garantir a segurança alimentar, os Restaurantes Populares promovem o acompanhamento socioassistencial e o estímulo à produção local, valorizando a cultura regional. O cardápio diário é planejado para atender paladares diversos e incluir opções saudáveis, como proteínas, feijão, arroz, saladas (crua e cozida), suco, além de frutas como sobremesa. A administração do equipamento está sob gestão do poder público municipal através de contrato com empresas privadas para produção e fornecimento das refeições.
Qualificação profissional
Em janeiro deste ano, a Prefeitura lançou mais de 20 iniciativas integradas de assistência social voltadas para a população em vulnerabilidade e risco social, contemplando cerca de R$ 200 milhões investidos. Este é o maior projeto de assistência social já lançado pelo município, cujas iniciativas foram delineadas pela SEMPRE.
Dentro deste escopo está o Vida Nova, e inserido nele o Vida Nova Cursos de Qualificação, que utiliza os Restaurantes Populares como plataformas para promover autonomia e geração de renda. O curso de Auxiliar de Cozinha, oferecido na cozinha-escola de Pau da Lima, é um dos destaques dessa estratégia. A iniciativa proporciona aos alunos habilidades técnicas, como preparo e manipulação de alimentos, e noções de higiene e organização, tornando-os aptos para o mercado de trabalho na área de gastronomia.
“Esse é o primeiro curso profissionalizante [de Auxiliar de Cozinha] nesta unidade, com duração de três meses. Já estamos quase finalizando, e os alunos têm evoluído significativamente. Muitos chegam com pouca experiência, mas durante o primeiro mês, que é dedicado à teoria, aprendem técnicas fundamentais, como manipulação de alimentos, cortes, cocção, e até a contextualização da gastronomia, incluindo a história dos pratos e o uso de ingredientes. Essa base é essencial para o desenvolvimento deles ao longo do curso”, explica Ana Cristina Souza, gastrônoma e instrutora do Senac, à frente da turma. “Além disso, realizamos visitas técnicas, como a que fizemos recentemente a um hotel em Salvador, que foi uma experiência enriquecedora para todos”, acrescenta.
Ana Cristina Souza,
"Muitos chegam com pouca experiência, mas durante o primeiro mês, que é dedicado à teoria, aprendem técnicas fundamentais, como manipulação de alimentos, cortes, cocção, e até a contextualização da gastronomia, incluindo a história dos pratos e o uso de ingredientes. Essa base é essencial para o desenvolvimento deles ao longo do curso"
Participam dos cursos os assistidos dos serviços socioassistenciais como Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Unidades de Acolhimento Institucional (UAI) e Centros Especializados em População de Rua (Centros Pop), além de pessoas com deficiência e suas famílias, assistidas pelos projetos da Diretoria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, bem como assistidos pelos programas da Diretoria de Políticas Sobre Drogas, como o Moradia Assistida.
“Mais do que um curso profissionalizante, esse programa também atua como um espaço de acolhimento emocional. Muitos alunos chegam com questões emocionais ou enfrentando desafios, e aqui encontram tanto aprendizado quanto estabilidade emocional. Eles adquirem habilidades práticas que podem ser aplicadas em diversas áreas: no mercado de trabalho, seja como empreendedores ou empregados, e também na vida pessoal, melhorando a alimentação em casa e otimizando o uso de utensílios e ingredientes”, destaca Ana. “Essa formação amplia a visão deles sobre compras de alimentos, priorizando ingredientes sazonais e acessíveis, o que também contribui financeiramente. Para mim, como instrutora, é extremamente gratificante fazer parte de um projeto tão maravilhoso. Tenho certeza de que tudo o que eles aprenderam aqui será levado para a vida”, finaliza.
As capacitações são oferecidas através da contratação realizada pela SEMPRE, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As aulas acontecem nas instalações das instituições contratadas ou na cozinha-escola do Restaurante Popular de Pau da Lima. Até hoje, mais de 1.700 pessoas já participaram dos cursos, que vão além da área de alimentos, incluindo beleza, moda, saúde, construção civil e informática. Muitos concluintes recebem kits de materiais essenciais para iniciar suas atividades profissionais, como jogos de panelas, batedeiras e máquinas de costura.
“Eu vim fazer a inscrição para o curso de Auxiliar de Cozinha e, aqui, consegui aprender a fazer bombons, trufas e me aprofundar ainda mais na área. Sou formada como cozinheira e também na área de confeitaria, e estou nesse curso para me aperfeiçoar, aprender novas técnicas e explorar modalidades diferentes. Esse aprendizado tem sido muito enriquecedor, e a professora tem nos orientado de forma excelente, com dicas e ensinamentos que fazem toda a diferença", declara a aluna Darlene Santos. “Estou concluindo o curso em dezembro, quando teremos a formatura, e já faço planos para o futuro. Minha ideia é abrir algo próprio, seja na área de comida ou confeitaria. Esse curso está sendo um passo importante para alcançar meus objetivos e transformar esses conhecimentos em oportunidades reais.”
O secretário reitera que “ao fazer a doação das refeições, a SEMPRE cumpre sua missão institucional, saciando uma necessidade básica da população, que é a alimentação, mas com a implementação do Vida Nova, amplia a ação, pois além de observar, atender e encaminhar os assistidos para acompanhamentos em serviços socioassistenciais, como Cras, Creas, Centros Pop, através do Vida Nova Cursos de Qualificação, contribui para formação e capacitação profissional, ofertando assim alternativas para que os indivíduos e famílias possam sair da condição de vulnerabilidade, através do retorno ao mercado de trabalho ou do incentivo ao empreendedorismo”.
Onde encontrar os Restaurantes Populares
Os Restaurantes Populares Vida Nova estão localizados em bairros estratégicos de Salvador, incluindo Águas Claras, Fazenda Coutos, Mares, Pau da Lima, Periperi, São Cristóvão, São Tomé de Paripe, Sussuarana, Valéria e Pernambués. As refeições são servidas de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h, de forma gratuita.
1. Restaurante Popular Vida Nova Águas Claras
Rua do Matadouro, 258 – Loja térreo – Águas Claras
2. Restaurante Popular Vida Nova Fazenda Coutos
Rua Dom Macedo Costa, 36 – Fazenda Coutos
3. Restaurante Popular Vida Nova Mares
Rua Barão de Cotegipe, 192 – Mares
4. Restaurante Popular Vida Nova Pau da Lima
Av. Aliomar Baleeiro, 1984 – Térreo – Jardim Cajazeiras – Pau da Lima
5. Restaurante Popular Vida Nova Periperi
Rua Doutor Almeida, nº 161 – Loja térreo – Periperi
6. Restaurante Popular Vida Nova São Cristóvão
Av. Aliomar Baleeiro, 200 – São Cristóvão
7. Restaurante Popular Vida Nova São Tomé de Paripe
Rua Santa Filomena, SN – São Tomé de Paripe
8. Restaurante Popular Vida Nova Sussuarana
Rua Manoel Bispo dos Santos, 13 – Novo Horizonte/Sussuarana
9. Restaurante Popular Vida Nova Valéria
Rua da Matriz, 102 – Valéria
10. Restaurante Popular Vida Nova Pernambués
Largo da Ventosa, 29 – Pernambués