Assine

Festival criado pelo SESI coloca a Bahia no ciclo dos grandes eventos de tecnologia e ciência pré-universitárias


 

Com dois dias de atividades, evento focado em ciência, tecnologia e inovação terá atrações variadas para todas as idades

  • Estúdio Correio

  • Victor Lahiri

Publicado em 29/11/2024 às 07:20:11
Torneio de robótica terá competidores de 9 a 16 anos. Crédito: Jefferson Peixoto/ Coperphoto/ Sistema FIEB

Competição de robôs, apresentação de projetos científicos, corrida de Fórmula 1 em miniatura, campeonato de cubo mágico, jogos de tabuleiro, cultura geek e exposições interativas voltados para inovação são algumas das atrações do 1º Festival SESI de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) da Bahia, que acontece entre os dias 13 e 14 de dezembro, na Escola SESI Piatã.

Realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI Bahia), por meio da Escola SESI, o Festival SESI CTI terá uma programação aberta ao público e inclui a realização da 1ª Feira Nacional de Iniciação Científica (FENIC), iniciativa realizada em parceria com a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). O evento colocará a Bahia na rota das feiras científicas pré-universitárias e abrirá as portas para o público baiano conhecer a produção inovadora de jovens estudantes das redes pública e privada de todo o estado.

De acordo com o gerente de Educação Científica e Tecnológica do SESI Bahia, Fernando Moutinho, o festival tem como objetivo agregar valor para o público participante, seja competidor ou visitante, em um evento que reunirá as principais inovações da educação para o século XXI. “O Festival vem agregar valor para o público participante, seja competidor ou visitante, em um evento que reunirá as principais inovações da educação para o século XXI”, diz. 

por

Fernando Moutinho

"Para os estudantes, é uma chance única, visto que é um espaço de produção científica e tecnológica desenvolvido por eles, e, mesmo quem está visitando, terá a oportunidade de conhecer na prática que eles também podem desenvolver pesquisa"

Entre as atrações mais aguardadas do evento está o Torneio Regional FIRST® LEGO® League Challenge (FLL), competição na qual crianças e adolescentes, entre 9 e 15 anos, constroem e programam robôs para cumprir uma série de missões. O evento também sediará uma etapa do F1 In Schools, que desafia estudantes de 9 a 19 anos, matriculados nas escolas SESI, a criarem uma escuderia para competir em uma pista de corrida em miniatura. O campeonato faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1. 

O público do Festival também poderá conhecer o SESI LAB – Museu Interativo STEAM do SESI Nacional – e a etapa regional da competição de cubo mágico, uma atração que beneficia tanto o desenvolvimento lógico-matemático dos jovens quanto a diversão da família. Quem visitar o evento também poderá conhecer a produção científica de jovens estudantes de nove estados inscritos na FENIC.

O evento ainda conta com o Espaço São Jogue, que vai levar ao festival jogos de tabuleiro, em um ambiente divertido e criativo do universo nerd, geek, otaku, pop e K-pop; Espaço Kids e o Palco Cultura e Tecnologia, que contará com apresentações culturais desenvolvidas por jovens estudantes sobre arte e tecnologia, além de shows de bandas estudantis.

Festival SESI terá 120 projetos de iniciação científica de vários estados. Crédito: Jefferson Peixoto/ Coperphoto/ Sistema FIEB

O Festival SESI tem o objetivo de seguir estimulando e favorecendo o universo da ciência e pesquisa para além de um modelo teórico, no qual estudantes do ensino básico desenvolvem e empreendem conhecimentos a partir da identificação de problemáticas locais e globais, criando soluções inovadoras e sustentáveis nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics - STEAM).

Para a gerente de Educação e Cultura do SESI Bahia, Cléssia Lobo, o acesso à iniciação científica e iniciativas como o Festival são fundamentais para estimular a curiosidade dos estudantes na busca pelo conhecimento e fomentar a pesquisa na educação básica.  

por

Cléssia Lobo,

"“Nós apostamos na iniciação científica e na robótica educacional, para além de métodos de pesquisa e linguagens de programação, que são importantes, mas também por trazer esse movimento dinâmico que favorece o aprendizado e o engajamento deles em todas as áreas de conhecimento"

Para conhecer as atrações do 1º Festival SESI de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia e adquirir os ingressos para os dois dias de evento, acesse: festivalsesi.com.br.