O poder transformador do ESG
Criadora dos sete Cs da Competitividade Consciente destacou atributos da nova liderança
-
Estúdio Correio
estudio@correio24horas.com.br
-
Murilo Gitel
murilo.gitel@redebahia.com.br
Quando o assunto é ESG, novas formas de organização e estilos de gestão emergem no mundo corporativo. Fatores como a cooperação e integração passam a ganhar um foco maior das lideranças. Esta é a visão da executiva argentina referência em ESG, inovação e gestão de pessoas Paula Harraca, cuja palestra encerrou o III ESG Fórum com chave de ouro.
Empreendedora desde os 17 anos, a palestrante publicou em 2022 o livro “O Poder Transformador do ESG: como alinhar lucro e propósito” – um guia para profissionais e organizações que buscam se manter prósperos e competitivos, ao mesmo tempo em que conectados aos seus valores.
“Me vejo como uma eterna aprendiz. E todos somos, de certa forma, eternos aprendizes. Estamos aqui para evoluir, aprender e ampliar nossa visão de mundo, o que tem tudo a ver com essa pauta do ESG. Estamos vivendo o ESG como urgência, e não como tendência”, apontou a especialista.
Na avaliação de Harraca, as chamadas empresas future ready assumem, atualmente, novos imperativos de negócios. “Em vez de quererem ser as melhores do mundo, desejam ser melhores para o mundo. Há novas formas de organização e estilos de gestão, com foco maior na cooperação e integração”, ressaltou.
Competitividade consciente
De acordo com a executiva e escritora, o conceito de Competitividade Consciente envolve estes sete Cs:
- Causa: direcionador de fora para dentro, que guiará os próximos Cs;
- Cultura Organizacional: jeito coletivo de ser e fazer;
- Colaborador: pessoas x cultura x liderança;
- Cliente: escuta e observação empática e curiosa;
- Capital: fazer acontecer a transformação;
- Comunidade: ecossistema inovador, competitivo e sustentável;
- Competitividade Estratégica: performance operacional de excelência.
Transformação
Segundo a palestrante, o mundo está em constante transformação e há uma outra forma de se fazer negócios, não apenas centrada na lucratividade, mas também com foco no meio ambiente, na sociedade e no indivíduo.
“Essa jornada demanda uma nova liderança. Não é questão de cargo. É uma liderança ambidestra, empreendedora, aprendiz e consciente, com coragem para inovar e generosidade para compartilhar. Grandes transformações passam por pequenas e consistentes mudanças”, defendeu Paula Harraca.
O III ESG Fórum Salvador é um projeto realizado pelo Jornal Correio e Site Alô Alô Bahia com o patrocínio da Acelen, Alba Seguradora, Bracell, Contermas, Grupo Luiz Mendonça - Bravo Caminhões e Ônibus e AuraBrasil, Instituto Mandarina, Jacobina Mineração - Pan American Silver, Moura Dubeux, OR, Porsche Center Salvador, Salvador Bahia Airport, Suzano, Tronox e Unipar; apoio da BYD | Parvi, Claro, Larco Petróleo, Salvador Shopping, SESC, SENAC e Wilson Sons; apoio institucional do Sebrae, Instituto ACM, Saltur e Prefeitura Municipal de Salvador e parceria do Fera Palace, Happy Tour, Hike, Hiperideal, Luzbel, Ticket Maker, Tudo São Flores, Uranus2, Vini Figueira Gastronomia e Zum Brazil Eventos.