Veja quais são as vantagens de ser mesário e quem pode assumir essa função
Cerca de 98 mil mesários já confirmam presença nas eleições na Bahia
-
Da Redação
redaçao@redebahia.com.br
A Bahia terá cerca de 140 mil pessoas trabalhando como mesárias nas eleições deste anos, entre aquelas que se candidataram voluntariamente e as que foram convocadas para a missão, e cerca de 98 mil já confirmaram presença. As convocações seguem até 30 de agosto.
Para ser mesário é preciso atender a critérios específicos e quem exerce a função tem direito a benefícios, como folgas e prioridade em concursos públicos. As mesmas pessoas convocadas para o primeiro turno também devem participar do segundo nos Municípios em que houver disputa.
Para ser mesário é necessário ter mais de 18 anos de idade e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. Não é permitida a participação de candidatos às eleições e seus parentes até o segundo grau, nem os membros de diretórios de partido político que exercem função executiva e as autoridades e agentes policiais. A lista inclui também funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo e aqueles que fazem parte do quadro da Justiça Eleitoral.
A ausência dos mesários nos dias da eleição sem justificativa implica em multa no valor de metade de um salário mínimo. Porém, o valor pode ser integral caso a mesa receptora tenha deixado de funcionar por culpa dos faltosos. A multa também é aplicada em dobro se o mesário for no 1º turno não justificar ausência no 2º.Se o mesário que não comparecer for servidor público, a pena inclui suspensão de até 15 dias.
Caso um mesário não compareça, a legislação permite a convocação imediata do primeiro eleitor da fila. Este ano, o primeiro e o segundo turno das eleições serão realizados nos dias 6 e 27 de outubro, respectivamente. A convocação teve início em 9 de julho e segue até o dia 30 de agosto. Os contatos são feitos pelo WhatsApp, através do número (71) 3373-7000, e-mail e carta de convocação, entregue pelos Correios ou oficial de Justiça.
Os mesários podem ter vantagem em caso de empate em concursos públicos, se a medida for prevista do edital. Além disso, recebem auxílio-alimentação de R$ 60 por turno trabalhado. Confira:
- Dispensa do serviço, pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem;
- Critério de desempate para promoção de servidor público, levando-se em conta o número de vezes em que prestou serviços à Justiça Eleitoral;
- Critério de desempate para provimento de cargos, mediante concurso público, no âmbito do Tribunal Eleitoral, se previsto em Edital.
- Créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os tribunais regionais eleitorais