Assine

PT abre mão de candidatura em Juazeiro após fracassos de Isaac Carvalho e apoia MDB


 

Isaac Carvalho foi condenado, em maio de 2022, em decorrência da prefeitura ter pago a conta de energia elétrica dos permissionários do camelódromo do município

  • Da Redação

Salvador
Publicado em 14/08/2024 às 19:20:19
Andrei da Caixa (esquerda) e Isaac Carvalho (direita). Crédito: Divulgação

O PT anunciou, nesta quarta-feira (14), que a federação da qual faz parte junto com o PCdoB e PV vai apoiar o empresário Andrei da Caixa (MDB) a prefeito de Juazeiro, no norte baiano. A decisão aconteceu após o ex-prefeito Isaac Carvalho (PT) sofrer várias derrotas na Justiça e não conseguir reverter a inelegibilidade.

Em nota divulgada à imprensa, o PT informou que os dirigentes partidários da federação concluíram que Andrei da Caixa foi considerado o nome com “mais habilitado para unificar” a base petista na cidade.

Isaac Carvalho foi condenado, em maio de 2022, em decorrência da prefeitura ter pago a conta de energia elétrica dos permissionários do camelódromo do município durante o mandato dele, na década passada. Com essa condenação, o petista só pode, em tese, voltar a concorrer em uma eleição no ano de 2026. Em 2018, quando já estava na lista dos inelegíveis do Tribunal de Contas da União (TCU) antes da sentença de 2022, chegou a vencer a disputa para deputado federal, mas a Justiça Eleitoral o impediu de tomar posse.

Isaac tentou um acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para tornar-se elegível no pleito deste ano, mas não teve sucesso.

Andrei da Caixa enfrentará na disputa pela prefeitura de Juazeiro a atual gestora da cidade, Suzana Ramos (PSDB).