PSTU oficializa candidatura de Victor Marinho a prefeito de Salvador
Evento também homologou Edson Santana (PSTU) como vice da chapa
-
Millena Marques
milena.marques@redebahia.com.br
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) oficializou a candidatura de Victor Marinho a prefeito de Salvador na manhã deste sábado (27), na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Vale do Canela. O evento eleitoral também homologou o candidato a vice-prefeito da chapa, Edson Santana.
Durante a convenção, Victor Marinho afirmou que uma das principais prioridades em uma eventual gestão seria o combate ao desemprego na capital baiana.
"O desemprego leva um setor expressivo da nossa população ao abandono, à miséria, à frustração, a uma verdadeira situação gigantesca. E isso, consequentemente, leva a uma série de problemas sociais", afirmou Victor Marinho, que concorre ao Palácio Thomé de Souza pela primeira vez.
O candidato do PSTU também defende que os setores de saúde, educação e transporte sejam ofertados à sociedade de forma 100% pública. "Nós achamos que tudo isso tem que ser tratado como direito da população, que é quem constrói a riqueza do país e paga os impostos, direta ou indiretamente", continuou.
"A gente acha que o transporte público tem que ser sempre estatal, fornecido pela prefeitura, através da empresa pública municipal dos transportes, que garanta a qualidade, mas que também garanta a tarifa zero", complementou Victor Marinho.
Desde 2016, o PSTU, que comemora 30 anos de fundação em 2024, não concorre às eleições municipais de Salvador. Na época, dois representantes foram lançados candidatos à Câmara. Desta vez, além de Victor Marinho, o partido lança dois candidatos a vereadores, a petroleira aposentada Leninha Farias e o vigilante Adelson de Carvalho.
"O nosso partido tem um objetivo: a luta por uma sociedade nova, a luta pela superação do capitalismo. Portanto, a luta por uma sociedade socialista. Então, as nossas candidaturas elas estão a serviço desse propósito. Se algum dos nossos candidatos forem eleitos, eles colocarão o seu mandato a serviço das lutas dos trabalhadores", afirmou Francisco Pereira, dirigente do PSTU.
Essa é a terceira candidatura à prefeitura de Salvador oficializada em convenção. Na última quinta-feira (25), o prefeito Bruno Reis (União Brasil) chancelou a candidatura à reeleição em evento no Centro de Convenções, na Boca do Rio. Na sexta-feira (26), o PSOL homologou Kleber Rosa como candidato a prefeito no Centro de Cultura da Câmara de Vereadores de Salvador, na Praça da Sé.
Perfil
Victor Marinho é formado em Direito pela Ufba e tem histórico em movimentos estudantis desde o ensino médio. Foi no Instituto Federal da Bahia que o jovem iniciou as atividades no Grêmio Estudantil e nas mobilizações dos alunos. Atualmente, pesquisa Sociologia do Trabalho, especialmente temas relacionados às transformações atuais no trabalho, no Laboratório de Estudos e Pesquisas Marxistas da Ufba (LeMarx).
O vice, Edson Santana, é trabalhador aposentado dos Correios. Ele participou da convenção via chamada de vídeo porque faz tratamento médico no Rio de Janeiro, onde está neste sábado. "Nós estamos apresentando uma alternativa socialista, de esquerda e revolucionária. Em defesa da classe trabalhadora, da juventude, dos aposentados e da classe operária", disse durante o discurso.