Assine

Grupo liderado por ACM Neto vence em 13 das 20 maiores cidades baianas


 

Veja como fica a divisão política no estado

  • Millena Marques

Salvador
Publicado em 07/10/2024 às 09:12:20
Mapa de eleições na Bahia. Crédito: Arte CORREIO

A oposição baiana conquistou o maior número das 20 grandes cidades do estado nas eleições municipais deste ano. Liderado pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), o grupo político venceu em 13 municípios, enquanto as legendas aliadas ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) elegeram prefeitos em seis cidades. A diferença ainda pode ser ampliada: Flávio Matos (União Brasil) e Luiz Caetano (PT) disputarão segundo turno em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

Com 4,55 milhões de eleitores, esses municípios representam 40% do eleitorado baiano – composto por 11,3 milhões de pessoas. Por essa razão, administrar o maior número delas é essencial para a disputa pelo governo estadual. Nos três principais colégios eleitorais, o grupo de Neto saiu vitorioso: reelegeu os prefeitos Bruno Reis e Sheila Lemos em Salvador e Vitória da Conquista, respectivamente, e elegeu José Ronaldo em Feira de Santana. Os três do União Brasil.

Na Princesinha do Sertão, com 50,32% dos votos, Zé Ronaldo venceu Zé Neto (PT) e assumirá o comando da cidade pela quinta vez. O petista teve 46,73% dos votos, enquanto Carlos Medeiros (Novo) conquistou 2,95%. José Ronaldo e Zé Neto encabeçam a polarização na cidade nos seguintes anos: 2004, 2012 e 2016. Incluindo a eleição atual e esses três momentos em que se enfrentaram diretamente no passado, José Ronaldo e Zé Neto concorreram, respectivamente, a cinco e seis pleitos para chefiar o Executivo feirense.

O grupo de ACM Neto também levou a melhor nas disputas diretas entre União Brasil e PT nas 20 maiores cidades. Em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, Débora Regis (União Brasil) venceu Antônio Rosalvo (PT) com 59,61% dos votos. Em Ilhéus, no sul baiano, Valderico Júnior (União Brasil) venceu com 43,24%, enquanto a segunda colocada, Adélia Pinheiro (PT) terminou a disputa com 40,49%. Em Barreiras, no oeste, Otoniel (União Brasil) desbancou Danilo Henrique (PP), Davi Schmidt (Novo) e Tito (PT) e foi eleito com 38,88% dos votos.

Na cidade de Juazeiro, no Vale São-Franciscano do estado, Andrei da Caixa (MDB) foi eleito com 48,85% dos votos. A atual prefeita, Suzana Ramos (PSDB), ficou em segundo lugar, com 45,47%. Já em Itabuna, no sul, Augusto Castro (PSD) foi reeleito com 58,95%.

Na cidade de Alagoinhas, no nordeste baiano, Gustavo Carmo (PSD) venceu com 50,09% dos votos. O ex-prefeito Paulo Cezar (União Brasil), segundo colocado na disputa, ficou com 44,92%. Em Eunápolis, no sul, Robério Oliveira (PSD) foi vitorioso com 49,68% dos votos, cerca de quatro pontos sobre o segundo colocado, Neto Guerrieri (Avante), que conquistou 46,30% dos votos.

Por fim, a base de Jerônimo conseguiu eleger prefeitos em Paulo Afonso, no Vale São Franciscano, e em Valença, no sul. Na primeira cidade, Mário Galinho (PSD) foi o mais votado, com 50,19%, enquanto Marcos Medrado (PV) conquistou o Executivo valenciano ao obter 30,17% dos votos.

Ao todo, o União Brasil conquistou oito das 20 maiores cidades baianas. Em segundo lugar, aparece o PSD, com quatro, seguido do PP (2) e dos partidos PL, PV, MDB, Avante e PSDB. O PT não comandará nenhum desses municípios se não ganhar o segundo turno em Camaçari.

Nove prefeitos são reeleitos nos maiores colégios

Nove dos 11 prefeitos que tentavam reeleição foram reconduzidos. Em Salvador, como apontado em todas as pesquisas eleitorais divulgadas durante a campanha, Bruno Reis foi reeleito com 78,67% dos votos, o terceiro mais votado entre as capitais do Brasil - atrás apenas de Dr. Furlan (MDB), eleito no Macapá com 89% dos votos, e João Henrique Caldas (PL), em Maceió, com 83%.

Em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, Sheila Lemos confirmou o favoritismo e foi reconduzida com 58,83%. O segundo colocado, Waldenor Pereira (PT), teve apenas 26,74%.

Em Jequié, no sudoeste baiano, Zé Cocá (PP) foi reeleito com uma vitória acachapante: 91,97% dos votos, o maior percentual entre as 20 maiores cidades. Ele derrotou o adversário direto, Alexandre da Saúde (PSD), que teve 8,03%. Também no centro sul, Nal Azevedo (Avante) foi reeleito em Guanambi, com 80,46%.

No sul, Janio Natal (PL) foi reconduzido em Porto Seguro com 53,94% dos votos, enquanto Dr. Marcelo Belitardo (União Brasil) foi reeleito em Teixeira de Freitas com 64,27%. Em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, Genival (PSDB) foi reconduzido com 64,23%. Já em Luís Eduardo Magalhães, no oeste, Junior Marabá (PP), foi reeleito com 83,52%.

Da base do governador Jerônimo Rodrigues, apenas Augusto Castro (PSD) conseguiu a reeleição em Itabuna, no sul, foi reconduzido com 58,95%.

Em Eunápolis, a prefeita Cordélia Torres (União Brasil) decidiu não disputar a reeleição.

*Com orientação do editor Rodrigo Daniel Silva