Assine

ACM Neto reafirma candidatura de Sheila Lemos e diz que prefeita será reeleita no 1° turno


 

Vice-presidente nacional do União Brasil criticou os adversários políticos por tentar tumultuar o processo eleitoral

  • Da Redação

Salvador
Publicado em 17/09/2024 às 18:02:55
Vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto. Crédito: Paula Fróes/CORREIO

O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, reforçou, nesta terça-feira (17), que a candidatura de Sheila Lemos (União Brasil) à prefeitura de Vitória da Conquista está mantida e apostou na vitória no primeiro turno da aliada.

Em um vídeo publicado no Instagram, ACM Neto criticou os adversários políticos e declarou que, sem chances de vencer nas urnas, eles estão buscando judicializar a disputa para tumultuar o processo eleitoral.

"O povo de Vitória da Conquista vem demonstrando nas ruas, nas redes sociais e nas pesquisas registradas e divulgadas que quer seguir com Sheila. Eu testemunhei isso em todos os nossos eventos que participei em Conquista. Sem ter chance de vencer nas urnas, nossos adversários começam as tentativas de tumultuar o processo e judicializar a disputa. Mas, como vice-presidente nacional do União Brasil, eu posso dizer ao povo de Conquista que Sheila é candidatíssima.", afirmou ACM Neto.

Sheila Lemos disse, nesta segunda-feira (16), que sua candidatura à reeleição está mantida e que, se preciso for, irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A declaração ocorreu após o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) formar maioria para declarar a inelegibilidade da sua candidatura

Julgamento

Com quatro votos, os desembargadores do TRE-BA formaram maioria sob o argumento de um terceiro mandato familiar consecutivo. No entanto, o julgamento ainda não foi concluído.

Sheila Lemos foi eleita vice-prefeita em 2020, na chapa de Herzem Gusmão (MDB). Ela assumiu a prefeitura de Conquista após o emedebista morrer por complicações da covid -19 em 2021.

Antes disso, a mãe da prefeita, Irma Lemos (União Brasil), foi eleita vice-prefeita também na chapa de Gusmão em 2016. Ela assumiu, de forma interina, o Executivo municipal em 2019 e 2020. O emedebista ficou afastado por questões relacionadas à saúde.

A federação formada pelo PT, PCdoB e PV, que apresentou o pedido de impugnação, alega que a alternância entre Sheila e Irma caracteriza continuidade do mesmo grupo familiar no poder.