Assine

Escola proíbe celular para alunos por 'toxicidade das redes sociais' e comemora resultado


 

Casos de bullying reduziram e socialização melhorou

  • Da Redação

Salvador
Publicado em 27/09/2024 às 15:08:10
No Rio, 83% são a favor de proibir o uso de celulares nas escolas. Crédito: Isac Nobrega/ PR

Uma escola no Reino Unido proibiu que os alunos usassem celulares durante o período em que estão na escola e percebeu resultados surpreendentes. Segundo a instituição, a Boston Grammar School, o "detox digital" foi elogiado pelos professores e reduziu significativamente os casos de bullying.

Segundo a escola, a proibição tinha como objetivo banir "o acesso constante à toxicidade" das redes sociais e combater o bullying online.

A prática foi adotada no início deste ano. O Departamento de Educação emitiu orientações aos pais e solicitou a restrição do uso de celulares durante o período escolar para "minimizar interrupções e melhorar o comportamento em sala de aula".

Os resultados agradaram aos professores. Antes da medida, metade dos incidentes que resultavam em isolamento dos alunos estava ligada ao uso de celulares. Desde a proibição dos aparelhos, nenhum incidente desse tipo foi registrado.

"Queremos que a escola seja um ambiente seguro, onde os alunos não tenham acesso constante ao que pode estar acontecendo fora daqui," explicou o vice-diretor Peter Barnsley.

"Nosso objetivo era remover essa toxicidade do dia escolar, e o que observamos foi uma redução significativa nos incidentes que antes eram exacerbados pelo uso de celulares", completou.

A mudança também foi percebida positivamente no café da manhã dos alunos. Agora eles, que antes ficavam "presos aos celulares", estão conversando mais entre si e mais focados nas tarefas.

Um dos alunos comentou sobre a nova regra: "No começo, era difícil simplesmente largar o celular, mas com o tempo, você se acostuma e entra na rotina do dia escolar."