Assine

Curso prepara professores para lidar com a saúde mental de estudantes


 

O curso é realizado pelo instituto Ame sua Mente, em parceria com o Itaú Social, e pode ser acessado no site Polo.

  • Da Redação

Salvador
Publicado em 01/10/2024 às 21:44:01
Professores e alunos. Crédito: Drazen Zigic | Shutterstock

Professores já podem acessar gratuitamente o curso online “Ame sua Mente na escola”. A proposta da iniciativa é preparar os educadores para lidar com as questões de saúde mental na comunidade escolar. O lançamento do projeto ocorre em paralelo à campanha “Setembro Amarelo”, dedicada a promover o diálogo sobre os cuidados com a saúde mental. O projeto tem duração de cinco horas, oferece certificado e pode ser acessado no site Polo. A realização é do instituto Ame sua Mente, em parceria com o Itaú Social.

“O curso é um importante aliado para integrar as estratégias de promoção à saúde mental no currículo escolar, preparando professores para identificarem e abordarem questões emocionais e psicológicas dos alunos de forma eficaz. Para isso é fundamental que seja oferecido às instituições de ensino suporte para que se construa uma arquitetura positiva de relações e de convivência, especialmente entre professores e gestores com a comunidade escolar”, explica a gerente de desenvolvimento e soluções do Itaú Social, Sônia Maria Barbosa Dias.

As aulas são voltadas para professores dos Anos Finais do Fundamental (6º ao 9º ano), etapa em que o aluno sai da infância e ingressa na adolescência. O conteúdo do curso também inclui um protocolo de encaminhamento, ferramenta para auxiliar os professores a direcionarem os estudantes a rede pública de saúde quando necessitarem de cuidados adicionais.

"Sabemos que 75% das pessoas que têm transtornos mentais na fase adulta apresentam os primeiros sintomas entre 10 e 24 anos e, destas, 50% entre 10 e 14 anos de idade, ou seja, na pré adolescência, uma das fases mais complexas do amadurecimento humano. Infelizmente, 80% destes jovens demoram de 8 a 10 anos para buscar o tratamento adequado e o atraso na busca por ajuda, em boa parte, é resultado da falta de conhecimento sobre o tema e do estigma em torno do assunto. O papel do educador, neste contexto, é crucial. O curso visa tanto auxiliar os educadores a lidarem com questões de saúde mental junto ao seu alunado, como a olharem para a própria saúde mental sem preconceito.”, afirma Andréa Regina, Diretora Executiva do Instituto Ame Sua Mente.