Baianas, pequenas e notáveis: aprenda com startups inovadoras
Conheça os segredos das startups locais conquistaram destaque e projeção, tanto no cenário nacional como internacional
-
Carmen Vasconcelos
carmen.vascocelos@redebahia.com.br
Caracterizadas como empreendimentos capazes de prestar serviços inovadores, com custos mais baixos, por meio de processos mais ágeis, as startups estão em franco crescimento no Brasil.
Na Bahia, a realidade não é diferente. Apesar do cenário geral ainda estar muito defasado em comparação a São Paulo ou mesmo ao vizinho Pernambuco, as startups baianas estão conseguindo reconhecimento dentro e fora do país, sendo premiadas por grandes empresas, como o Google, ou atraindo investimentos cada vez maiores.
Segundo um levantamento da Associação Baiana de Startups(ABAS), atualmente o ecossistema local é composto por, aproximadamente, 250 empreendimentos. De acordo com o presidente da ABAS, Eduardo Lobo, desde 2015 que o mercado de startups vem se consolidando e amadurecendo de modo muito significativo no Estado, especialmente na Região Metropolitana de Salvador.
“Um dos critérios de avaliação desse crescimento é justamente o reconhecimento que esses empreendimentos têm alcançado em todo o País”, pontua Lobo.
Óbvio genial
Um desses empreendimentos conquistou o primeiro lugar na Maratona Afro.Futurista e o terceiro lugar no Startup Weekend Salvador. A ideia é tão óbvia quanto genial. Trata-se de um serviço de delivery para qualquer coisa, desde pizza, medicamento até mesmo produtos de feira, voltado para os bairros periféricos que, geralmente, enfrentam uma resistência natural por parte dos serviços similares. O TrazFavela é um aplicativo que surgiu quando o designer Iago Santos, morador da periferia de Salvador, notou que faltava um serviço de delivery 'de tudo' na região.
Eduardo Lobo salienta que, na Bahia, há uma tendência para o surgimento de startups que atuem com softwares, marketplace e educação.“A Bahia começou muito tempo depois que outros centros brasileiros e até mesmo nordestinos, no entanto, o trabalho realizado tem gerado frutos que colocam o estado num patamar com bom potencial para aprimorar”.
Para ele, a implantação de aceleradoras, a chegada de mais investidores anjos, que funcionam como patrocinadores iniciais das propostas e até mesmo a ampliação dos investimentos públicos, tanto a nível municipal quanto estadual, são reflexos desse crescimento.
“A rede de apoio hoje está muito maior e com expectativas de crescimento”, diz. A atuação da própria ABAS, que congrega 22 associados e atua na oferta de cursos e eventos técnicos, além de realizarem a intermediação com o público alvo das startups, independente, do empreendimento ser associado ou não, também marca essa expansão.
Agilize foi a 1º Startup nordestina no programa do Google 'A perspectiva é ampliar para mais 30 cidades', destaca Rafael Caribé (Foto: Divulgação) Marlon Freitas Éramos estudantes da UFBA e participamos da Empresa Júnior no curso de Ciência da Computação. No final da faculdade, cada um foi cuidar da vida e dos próprios negócios, mas depois de um tempo, voltamos a nos encontrar e percebemos que os negócios não iam e desde os tempos de estudantes, tínhamos a pretensão de fazermos algo, juntos. Criamos um time e encontramos um investidor. Nosso diferencial era, justamente por não sermos contadores, não pensarmos dentro da caixa. Queríamos um serviço de contabilidade on line que não tivesse os vícios da contabilidade convencional. Em 2013, lançamos o projeto que já nasceu quebrando modelos e criando uma nova perspectiva de mercado. Justamente por isso, no início, sofremos muita resistência por parte dos contadores e das empresas de contabilidade. Ao longo desses seis anos, fomos aprendendo a vender nossa proposta.
QRPoint venceu o Desafio Sebrae e startup do ano 'Até 2020 queremos o mercado Norte Americano', planeja Eduardo Lobo (Foto: Arquivo pessoal/ Reprodução) Eduardo Lobo Durante muito tempo tive uma empresa que terceirizava a mão de obra temporária para a indústria e vivia um pesadelo com o registro de ponto, pois erámos uma empresa pequena, por isso mesmo, a aquisição de relógios de ponto era algo fora de questão para o nosso orçamento na época. Todo mês, íamos recolher as folhas de ponto, de empresa por empresa. Essa operação era trabalhosa, cara e apresentava uma série de erros. Como as soluções oferecidas não nos atendiam, começamos a pesquisar uma alternativa para aquilo. As pesquisas nos levaram a desenvolver um software. O Qrpoint é uma plataforma inteligente de controle de gestão da produtividade e jornada de trabalho, onde o empresário tem acesso à informação de todos os funcionários em tempo real.O funcionário bate ponto pelo celular, tablet ou PC com geolocalização e reconhecimento facial, eliminando papel.
ConstruCode é um case feliz na área da construção civil 'Construcode foi uma das selecionadas em 2018 para o Get In The Ring, como única representante da Bahia', afirma Diego Mendes (Foto: Divulgação) Diego Mendes Comecei como analista de sistema e parti para a engenharia civil. Certo dia, conversando sobre as dificuldades em acessar projetos e plantas nos canteiros de obras com Leandro Mascarenhas, que é engenheiro da computação e, hoje, meu sócio, surgiu a ideia:ter um aplicativo capaz de transformar esse material em etiquetas escaneáveis, que pudessem ser acessadas por meio do celular. A partir dessa ferramenta, começamos a desenvolver uma plataforma que gera etiquetas QR Code e permite a visualização das plantas em 2D ou 3D nos canteiros das obras. Em 2018, a empresa também se projetou, em nível nacional, por ter sido uma das sete selecionadas dentre 150 inscritas para participar da Vetor AG (aceleradora de negócios da Construtora Andrade Gutierrez), tendo sido, ainda, campeã do Prêmio Arlindo Fragoso de Tecnologia e Inovação (CREA-BA), e finalista do Desafio Like a Boss.
Aqualuz é da (SDW) e foi premiada pela ONU 'Eu precisava de algo simples, que não necessitasse de uma grande estrutura de laboratórios', lembra Anna Luísa Beserra (Foto: Divulgação) Anna Luísa Beserra A ideia do Aqualuz surgiu quando eu ainda estava no ensino médio. Naquela época, houve um concurso para incentivar a iniciação científica e o tema era água e assim surgiu a ideia do Aqualuz. Foi assim que comecei a usar a fartura da luz do sol, presente no sertão brasileiro, para purificar a água escassa na região. O que era um projeto tímido, cresceu no curso de biotecnologia da UFBA. As colaborações dos parceiros Marcela Sepreny,Letícia Nunes e Lucas Ayres possibilitaram transformar a ideia num projeto que está beneficiando comunidades na Bahia, Alagoas, Pernanmbuco, Ceará e, até o final do mês, também estará com unidades do Rio Grande do Norte. O projeto Aqualuz integra a startup Safe Drinking Water For All (SDW). Nosso diferencial reside numa tecnologia simples, que garante que os próprios usuários façam a manutenção dos filtros com água e sabão.
DICAS PARA GANHAR DESTAQUE COM INOVAÇÃO
Persistência Os empreendimentos não alcançam sucesso de uma hora para outra. Exigem persistência, especialmente se a ideia é boa.
Olhar ao redor As propostas surgem, na maioria das vezes, de problemas enfrentados no cotidiano.
Buscar investidor Muitos empreendimentos começam sem capital inicial, mas com determinação dos sócios que vão bscar investidores.
Pensar fora da caixa Uma startup é preciso pensar de modo criativo e inusitado, longe do senso comum.