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Atualizado, Porsche Cayenne pode acelerar de 0 a 100 km/h em até 3,3 segundos e tem capacidade off-road


 

Para ter o SUV na garagem é preciso desembolsar a partir de R$ 690 mil

  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 17/10/2023 às 14:00:00
A configuração Turbo GT tem 659 cv de potência e custa R$ 1.385.000. Crédito: Divulgação

A Porsche já fez até trator, mas criou uma legião de entusiastas quando lançou o 911, seu modelo mais longevo e cultuado. Esse veículo associou a empresa a uma produtora de carros esporte, modelos com foco na performance e dirigibilidade refinada.

Há duas décadas esse paradigma foi quebrado quando o fabricante alemão lançou um SUV, o Cayenne. Os aficionados acharam uma heresia, mas o mercado recebeu tão bem o produto que é um sucesso de vendas e está em sua terceira geração.

Agora, essa geração do veículo passou por uma atualização profunda. “Trata-se de uma das atualizações de produto mais completas na história da Porsche”, explicou Michael Schätzle, vice-presidente da linha de produtos Cayenne. Com design aperfeiçoado e motores ajustados, o Cayenne enfatiza sua posição de ser o carro mais esportivo de seu segmento.

São sete versões, que vão de 470 cv a 739 cv de potência, divididas entre três versões unicamente a combustão e quatro híbridas, considerando as carrocerias nos estilo SUV e SUV Coupé. No entanto, as opções híbridas serão entregues no ano que vem, mas já estão a venda.

Para ter um Cayenne na garagem é preciso desembolsar a partir de R$ 690 mil, valor que pode mais que dobrar a depender da configuração. As versões de estreia no país são todas equipadas com motorização V8 4 litros.

Na versão S, oferecida por R$ 810 mil na carroceria SUV e R$ 840 mil na opção coupé, esse propulsor desenvolve a potência máxima de 474 cv e torque de 61,2 kgfm, atingindo 100 km/h em 4,7 segundos. A velocidade máxima é de 273 km/h.

Herança das pistas: a marcação no volante da versão Turbo GT. Crédito: Divulgação

Já o Turbo GT, projetado para a máxima performance no competitivo segmento de SUVs, exclusivamente na carroceria Coupé e se beneficia de todas as otimizações e inovações da série dos modelos.

Além disso, a potência do motor biturbo V8 de quatro litros do Turbo GT foi ampliada em 19 cv, alcançando agora 659 cv. Nessa configuração o Cayenne acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos, com uma velocidade máxima de 305 km/h. Custa inicialmente R$ 1.385.000.

Além de performance no asfalto, o Cayenne tem atributos off-road. Crédito: Divulgação

A opção E-Hybrid (SUV e Coupé), que está em pré-venda, traz importantes inovações em seu conjunto motriz. O motor turbo V6 de 3 litros gera 304 cv. Em combinação com um novo motor elétrico que foi melhorado e agora rende 176 cv, a potência combinada aumenta para 470 cv.

Ele é associado a uma bateria de alta tensão com capacidade aumentada de 17,9 kWh para 25,9 kWh, é agora possível uma autonomia puramente elétrica de acordo com o WLTP de até 90 quilômetros. O sistema de recuperação de energia também foi aprimorado.

O interior pode ter materiais e cores customizados. Crédito: Divulgação

Para 2024, as versões Turbo E-Hybrid reafirmarão o Porsche Cayenne como o mais potente híbrido plug-in do segmento. A tecnologia motriz dessas versões - SUV (R$ 1.135.000) e Coupé (R$ 1.165.000) - foi otimizada de diversas maneiras, alcançando ganhos significativos em autonomia elétrica e desempenho. Tanto a usabilidade diária como a dinâmica de condução se beneficiam notavelmente dessas mudanças.

O motor elétrico com 176 cv de potência complementa o motor V8 biturbo de 4 litros e (599 cv amplamente reformulado. Juntas, as duas unidades de potência proporcionam 739 cv e um torque máximo de 96,9 kgfm. Assim, o Cayenne Turbo E-Hybrid completa a aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 295 km/h. A autonomia elétrica máxima é de 82 km.

Além da propulsão

Porém, o Cayenne vai além do conjunto motriz e a atualização também abrangeu outras partes. A nova interface de condução, que surgiu no Taycan, foi adotada no SUV. O sistema concentra-se no eixo do motorista e otimiza o acesso dos comandos, uma vez que as funções que o motorista usa com frequência estão localizadas diretamente no volante ou imediatamente ao lado dele.

Sofisticada e tecnológica, a cabine foi reformulada. Crédito: Divulgação

Reformulada, a cabine exibe diversas telas, mas uma delas chama a atenção. É um display de 10,9 polegadas do lado do passageiro. Assim, quem viaja de carona pode acompanhar dados de desempenho e ter acesso ao sistema de entretenimento. Uma película especial garante que o motorista não consiga ver esse display.

Novidade, a tela voltada para o passageiro é opcional. Crédito: Divulgação

Porsche na Bahia

Operando desde o ano passado com um showroom temporário na Bahia Marina, a Porsche vai inaugurar sua primeira representação oficial no estado nas próximas semanas. A data mais provável é 9/11, uma alusão ao 911, seu modelo mais emblemático.

A concessionária, que está sendo finalizada, segue o padrão global da marca e fica na Avenida Tancredo Neves, depois da Tok&Stok e antes da Volkswagen Bremen. A gestão será do grupo mineiro Bamaq, que investiu R$ 30 milhões e vai gerar 30 empregos diretos.

O Porsche Center Salvador tem uma área de 2.573 metros quadrados, com toda a infraestrutura de vendas e assistência técnica. Será um prédio sustentável, com geração de energia fotovoltaica.

*O JORNALISTA VIAJOU PARA MOGI GUAÇU A CONVITE DA PORSCHE