Hospital Santa Izabel: 130 anos cuidando dos baianos com excelência
'Estamos evoluindo para sedimentar a implantação de nosso curso de graduação em medicina'
Sem fins lucrativos, o Hospital Santa Izabel foi fundado há 130 anos pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia para ajudar as pessoas. Desde então, nunca parou no tempo. Mantém-se atualizado e em permanente evolução, acolhendo bem a todos, especialmente os mais vulneráveis. Assim se consolidou como um dos maiores e mais completos hospitais do Norte e Nordeste do país.
As ações de ensino impulsionam e fortalecem a manutenção do alto padrão de segurança assistencial ofertado pelo hospital. Compartilhar conhecimento nos traz imenso sentido de realização. Somos uma casa de ensino, com longa tradição de contribuir na formação especializada de gerações de profissionais médicos.
Nosso Programa de Residência é um dos mais bem estruturados do país, e nossa qualidade assistencial é certificada internacionalmente, o que assegura aos pacientes e profissionais de saúde menos riscos de adversidades no ambiente hospitalar.
Contamos com um Corpo Clínico altamente qualificado e em constante atualização, e agora estamos evoluindo para sedimentar a implantação de nosso curso de graduação em medicina. É o Hospital Santa Izabel de amanhã tomando forma hoje. O futuro não é destino, é o que construímos. Por isso atuamos com métrica e estamos sempre nos aperfeiçoando e incorporando novas maneiras de cuidar. O segredo de nossa longevidade é que estamos sempre nos movimentando e buscando melhorar.
Nos últimos anos, ampliamos a oferta dos mais avançados tratamentos médicos: medicina nuclear, acelerador de partículas de prótons, robótica, oncogenética, imunoterapia, implante de válvula aórtica transcateter (TAVI), dentre outros.
Outro sólido pilar do Santa Izabel é a prática efetiva de governança ambiental, social e corporativa e o uso de tecnologia de ponta. Do novo e moderno robô cirúrgico a sistemas digitais que agregam informações clínicas são muitos os avanços.
Na área oncológica, a novidade é o funcionamento do primeiro Cancer Center baiano - uma unidade que concentra todas as etapas do cuidado oncológico e vem assegurando mais agilidade, conforto e tratamento individualizado ao paciente com câncer. Na área cardiológica, seguimos na vanguarda dos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista.
Ressalto ainda o desafio da crise sanitária mundial da covid-19, quando o hospital atendeu milhares de pacientes do SUS e de operadoras de saúde suplementar. O grande número de vidas salvas confirmou a excelência dos cuidados intensivos ofertados. Foi decisivo contarmos com equipes multidisciplinares bem treinadas e integradas.
Neste marco histórico, renovamos o compromisso de nos mantermos firmes na busca por uma sociedade mais justa e fraterna para todos e agradecemos a confiança que a comunidade baiana deposita neste hospital, no qual as pessoas chegam em momentos de grande fragilidade e são abraçadas e acolhidas. Viva o Santa Izabel!
José Antônio Rodrigues Alves é Provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia