'Temos que deixar os turistas com a sensação de que não viram tudo', diz Julio Ribas
CEO da Vinci Airports assume coordenação da Câmara Empresarial do Turismo, do Sistema Fecomércio-BA
-
Da Redação
redaçao@redebahia.com.br
Com uma diversidade geográfica e nos estilos das atrações, o grande desafio de quem trabalha com turismo na Bahia é coordenar os esforços para deixar os visitantes como o desejo de conhecer tudo, acredita Julio Ribas, CEO da Vinci Airports.
"A gente tem excesso de coisas boas para mostrar. Talvez o nosso problema seja só esse, a gente tem abundância", destacou Ribas nesta quinta-feira (dia 1º), durante a reunião que marcou a posse dele como coordenador da Câmara Empresarial do Turismo (CET) do Sistema Fecomércio-Ba, ontem na Casa do Comércio.
Ele comparou o potencial baiano para o turismo com o de Paris. "Qual é a sensação de quem sai de Paris? Todo mundo que eu conheço sai de Paris com aquela sensação de que não deu para ver tudo e que é necessário retornar", explicou.
Julio Ribas acredita que é preciso estimular os visitantes a irem além do tradicional Centro Antigo. "A gente precisa mostrar que há muito mais do que o circuito Pelourinho-Mercado Modelo, ainda que eu goste muito destes lugares e vá com frequência", ponderou. "Temos que mostrar inclusive que a Bahia é mais do que Salvador, o Litoral Norte, ou o Litoral Sul, ou a Chapada Diamantina", enumerou.
O coordenador da CET destacou ainda a importância que as rotas da Air France por Salvador terão para impulsionar o turismo baiano. "Ter a rota da Air France por Salvador é algo que nos deixa muito felizes e terá um efeito que muita gente nem imagina a importância, o efeito dominó que vai ter", avaliou.
Sobre o desafio da coordenação da CET, Ribas ressaltou o trabalho de seus antecessores. "Vou procurar coordenar e estimular todos a darem as mãos, porque temos muitas pessoas que conhecem profundamente o tema e o papel da Câmara é apoiar, patrocinar que os esforços tenham os melhores resultados possíveis", destacou.
A convite do presidente do Sistema Comércio BA, Kelsor Fernandes, Ribas assume o comando da câmara consultiva pelos próximos dois anos. A CET reúne representantes de entidades ligadas ao trade turístico baiano, que debatem, em reuniões bimestrais, temáticas ligadas ao desenvolvimento do setor.