Série documental sobre manifestações de origem africana ganha nova temporada
Este Conteúdo é um oferecimento da hub.nexxo - Soluções Empresariais
-
Ronaldo Jacobina
ronaldojacobina@gmail.com
A Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, em Cachoeira, foi uma das manifestações de identidade afro-brasileira registradas para a segunda temporada da série documental Sankofa - A África que Te Habita, que será exibida na TV aberta e no streaming em 2025. Desta vez, o diretor Silvio Guidane percorreu mais de 20 mil km, o equivalente a uma volta inteira no Brasil, para registrar marcos históricos da identidade afro-brasileira e da luta antirracista no território colonizado. A série apresenta irmandades, devoções, festas e manifestações com herança africana de outros estados como Alagoas, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Tocantins, dentre outros.
Velho Chico
São Francisco | O Velho Chico na Bahia é o nome do quarto volume da série Bahia, que o fotógrafo baiano Kiko Silva lançou na última sexta-feira (29), na Livraria Paisagem, em São Paulo e que ganha dois lançamentos na Bahia, em janeiro de 2025. Em Salvador, onde acontece também uma exposição com as imagens, e em Paulo Afonso, em datas a confirmar. Desta vez, o artista, que é também publicitário, reúne 100 fotografias inéditas do curso do Velho Chico exclusivamente no estado da Bahia. A obra celebra a grandiosidade do rio e sua relevância cultural e ambiental para o Brasil. A série Bahia tem como objetivo registrar, em imagens, a essência da cultura, do povo e das paisagens baianas.
Samba no pé
Tamires e Leo Freitas vão agitar os salões do 705 Restaurante e Bar, em Pituaçu, na próxima segunda-feira (9), a partir das 18h, com uma noite de samba comandada por Tiago Dantas e o grupo Representa. De acordo com o casal, gastronomia, música e entretenimento serão os ingredientes para a experiência onde o público poderá conferir a linha de finger food, assinada pelo chef Jadson Nunes.
Reconhecimento I
O showroom da Amvox, empresa baiana de eletroeletrônicos, no bairro do Brooklin, em São Paulo, inaugurado em julho passado, deu ao arquiteto Pedro Chezzi, o prêmio de melhor projeto arquitetônico na categoria comercial, do Núcleo de Decoração da Bahia (NDB). O trabalho do escritório do baiano foi escolhido por votação popular e a cerimônia de entrega aconteceu na última quinta-feira (26) no Solar Cunha Guedes. O investimento da Amvox no espaço foi de cerca de R$ 3 milhões.
Reconhecimento II
Na mesma noite, em São Paulo, os arquitetos Antônio e Mila Caramelo foram vencedores do XV Prêmio Internacional TILE Brasil 2024, realizada no Museu da Imagem e do Som. Enquanto o pai faturou o Ouro na categoria Fachada, com o projeto do empreendimento Graça Prime Residence, a filha levou o Bronze na categoria Residencial Interiores com um projeto residencial na Mansão Unique. Os dois foram os únicos nordestinos na lista de vencedores da premiação, promovida pela revista TILE Brasil, que celebra o uso dos revestimentos cerâmicos em projetos arquitetônicos.
Celebração
O cônsul argentino Augustín Alberto Núñez vai reunir um grupo de convidados para uma experiência enogastronômica, nesta quinta-feira (5), no recém-inaugurado restaurante Preta Tira Chapéu. O evento, marcado para o meio-dia, é para celebrar o Dia da Bebida Nacional da Argentina, no caso, o vinho, uma das maiores expressões culturais do país. O menu, criado pela chef Preta especialmente para o evento, terá comida baiana e será harmonizado com os icônicos vinhos Malbec Rosé.
Wine trip em Portugal
Marcos Gordilho está fazendo uma wine trip pelas principais vinícolas de Portugal. Maior importador de vinhos do Norte e Nordeste, através da sua Casa Dez, que acabou de abrir a primeira franquia em Aracaju (SE), o empresário baiano visitou produtores das regiões do Alentejo, da Bairrada, Dão e Lisboa. O tour foi a convite de um grupo de produtores de vinhos daquele país, com duração de pouco mais de uma semana.
E o povo que se lixe!
O poder público precisa fazer mais do que se gabar dos eventos que movimentam a economia da capital baiana.
No último final de semana, o show da turnê Caetano & Bethânia lotou não apenas a Fonte Nova, mas toda a cidade. O show, como era de se esperar, foi perfeito! Uma produção impecável, nos mínimos detalhes. Já os serviços necessários para que baianos e visitantes tivessem uma experiência tão irretocável quanto à da produção do evento, foram, como de costume, lamentáveis.
Descaso
Elencar os erros, ou melhor, a omissão dos gestores públicos, no que deve ser sua obrigação, que é zelar pelo povo, vai exigir palavras demais, daí que resumo em: ausência das forças de segurança pública, tanto no entorno do estádio quanto nos caminhos até o metrô ou pontos de ônibus, além de outros serviços . Descaso total do poder público num evento desta magnitude.