Leão soube pelo rádio que Rui desistiu de renunciar e de entregar governo a ele
Pro Jairo Costa Júnior
-
Jairo Costa Jr.
jairo.junior@redebahia.com.br
O vice-governador João Leão (PP) dormiu convicto de que seria governador do estado por oito meses e soube pelo rádio, ainda no início da manhã desta segunda-feira (07), que iria continuar como vice. Sem avisar a Leão sobre a nova reviravolta na chapa do Palácio de Ondina, o senador Jaques Wagner (PT) afirmou, em entrevista à rádio Metrópole, que o governador Rui Costa recuou da ideia de renunciar ao cargo para disputar uma vaga no Congresso e que o senador Otto Alencar (PSD), até então cotado para ocupar o lugar de Wagner no palanque da base, retornaria ao páreo para concorrer ao segundo mandato.
Com isso, emendou Wagner, o PT terá candidato próprio a governador. Provavelmente, o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, preferido de Rui.Leia mais: Rui fica até final do mandato; PT decidirá entre Caetano, Moema e Jerônimo ‘Favorece ACM Neto’, diz Bruno Reis sobre indefinição do PT Cardeais do PT consideram Wagner o grande culpado por confusão na chapa da base Diante do mal-estar causado entre líderes do PP pela mudança anunciada por Wagner sem aviso prévio, informação confirmada por dirigentes da legenda, a cúpula pepista convocou uma reunião de emergência às 17h de hoje, na sede da Vice-Governadoria, situada no CAB, para discutir os rumos do partido na sucessão estadual. Todos os parlamentares da sigla foram chamados, incluindo o deputado Mario Negromonte Junior, que está isolado no PP por divergências com os grupos controlados por Leão e pelo também deputado federal Ronaldo Carletto.
Internamente, é grande a pressão para que a legenda rompa definitivamente com a base aliada ao PT e lance candidatura avulsa de Leão ao Senado. A leitura sobre as declarações de Wagner é a de que o PP foi descartado como parceiro prioritário na chapa patrocinada pelo PT.