Assine

Obra de artista baiano é adquirida por museu internacional


 

A série Bori, do artista visual Ayrson Heráclito, será apresentada ao público no dia 2 de novembro, numa grande exposição afrodiaspórica, em Chicago (EUA)

  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 08/10/2024 às 05:00:00
O artista e sua criação. Crédito: Divulgação 

A série Bori, do artista baiano Ayrson Heráclito, foi adquirida pelo Instituto de Arte de Chicago (Art of Institute of Chicago), uma das instituições mais importantes do mundo e um dos museus mais completos dos Estados Unidos. A obra fará parte do acervo permanente do espaço e será apresentada ao público no próximo dia 2 de novembro, durante a inauguração da mega exposição After End Of The World Pictures From Panáfrica (Depois do Fim do Mundo: Imagens da Panáfrica), uma mostra histórica para a arte afrodiaspórica. Bori, que reúne 12 fotografias de 1m X 1m, é a interpretação de um ritual de religiões de matriz africana no qual se oferta comida à cabeça espiritual. Como artista e ogã da nação Jeje-Mahim, Heráclito estabelece pontes entre a arte e a religião, guiado pelo respeito aos rituais.

Ayrson Heráclito . Crédito: Divulgação 

Carreira internacional

Para o artista Ayrson Heráclito, a aquisição de sua obra por um museu estrangeiro é muito importante para sua carreira.  Esta exposição em Chicago, segundo ele,  será um momento de grande visibilidade internacional da arte negra brasileira. Mais de 30 artistas afrobrasileiras participarão da mostra. “Pra mim é um privilégio, uma alegria ter uma obra minha neste importante espaço. Eu estou num momento da minha carreira em que vários museus internacionais estão adquirindo obras minhas, o que é importantíssimo para um artista porque no processo de internacionalização de carreira, é muito bom que as instituições internacionais tenham em seus acervos obras do artista. Daí a importância de Bori integrar o acervo desta grande instituição americana”, diz. 

Rogério Silvestre em cena do musical Gonzaguinha - O Eterno Aprendiz . Crédito: Divulgação

Explode Coração

O musical Gonzaguinha: O Eterno Aprendiz será apresentado no Teatro Jorge Amado nos próximos dias 19 e 20 de outubro, às 20h. O espetáculo, que já foi visto por mais de 200 mil pessoas, é estrelado pelo ator Rogério Silvestre e tem direção de Breno Carvalho.

Chef Vini Figueira vai desfilar pela Camisa da Bahia. Crédito: Divulgação 

Leveza

Será na Casa Cor o lançamento da coleção Seja Leve, da marca Camisa da Bahia. Dentre os convidados para subir a passarela está o chef de cozinha, Vini Figueira, que inaugura no próximo dia 15, o Genaro por Vini Figueira, no Wish Hotel da Bahia. O evento, exclusivo para convidados do Bahia Fashion Week, será amanhã (9), às 19h, na área verde do Othon Palace, onde está montada parte da mostra de decoração.

Marcia Freire é uma das atrações do Festival de Lençóis. Crédito: Divulgação 

Axé 40 anos

O Festival de Lençóis celebra 25 edições com uma homenagem aos 40 anos da axé music. O evento, que acontece de quinta-feira (10) à sábado (12), terá um grande show reunindo Luciano Calazans, Ricardo Chaves, Márcia Freire e Gerônimo Santana, fazendo releituras atuais e apresentando arranjos produzidos exclusivamente para o festival. Nos dias seguintes passarão pelo palco armado na praça da cidade, Marcelo Falcão (Rappa), Melly e Daniela Mercury.

Mar e Sertão

A 5ª edição da Feira Literária Internacional de Canudos, marcada para acontecer entre os dias 23 e 26 deste mês, vai homenagear o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro (1941 – 2014). A Flican terá como tema O Sertão Vai Virar Arte: Viva o Povo Brasileiro, Literatura e Tradições Populares - Viva Canudos! 

Geraldo Marcolini. Crédito: Divulgação

 Olho aberto

Olho D’água é o título da exposição que o artista carioca Geraldo Marcolini inaugura nesta quinta-feira (10), na Alban Galeria, em Ondina. A mostra reúne 14 obras produzidas nos últimos quatro anos, entre paisagens aquáticas e algumas cenas de banhistas, que tratam dos efeitos de luz, transparências, reflexos e refrações. Nesta série, o artista transita entre a fotografia e a pintura que lhe interessa operar, revelando aspectos híbridos destes meios.

Made in Bahia

Jorge, Zélia e Fadul: fotografia está na expo Amados, no Paraná. Crédito: Divulgação 

A Caixa Cultural de Curitiba, no Paraná, está expondo, até 2 de fevereiro de 2025, a mostra Amados – Zélia & Jorge, uma homenagem aos escritores que exalta a forte relação de amor entre eles. A exposição reúne um rico acervo de fotografias, cartas, vídeos, desenhos e depoimentos que perpassam os 56 anos de vida em comum. Para executar o trabalho foi convocado um time de baianos que vai desde a diretora geral, Elaine Hazin (Via Press), até Paloma Jorge Amado, que assina a curadoria; Rose Lima, que criou o projeto expográfico e Renata Matos, responsável pela cenografia.

Este conteúdo é um oferecimento da hub.nexxo - Inteligência empresarial