Sobre Inconveniência, Sobre Ignorância
É preciso que a Bahia encare de frente o problema da mazela da educação, para o bem dos baianos, para o bem do seu meio ambiente
-
Matheus Oliva
Em 1992, diante de diversos Chefes de Estado, subiu ao palco da Eco Rio 92, Severn Cullis-Suzuki, uma menina canadense de apenas 12 anos que ficou conhecida como "A Menina que Calou o Mundo por 5 Minutos" devido à inconveniência de suas palavras verdadeiras.
Verdades, baseadas em evidências, que rompem com o que está estabelecido pelo senso comum, são sempre inconvenientes. A busca da verdade era o cerne do método socrático, uma série de perguntas a incentivar o pensamento crítico e ajudar indivíduos a alcançar uma compreensão mais profunda de algum tema. Sócrates foi tido como desordeiro pelas forças políticas de então, preso, recebeu o cálice da morte e o bebeu. Platão, discípulo de Sócrates, Aristóteles, discípulo de Platão, então, Aristóteles, o “neto” filosófico de Sócrates, aperfeiçoou o método de separar mentiras de verdades, concebeu o silogismo, até hoje a base do raciocínio lógico que tanto teimam afrontar.
Com um telescópio rudimentar e a curiosidade científica, Galileu Galilei provou que a terra girava em torno do Sol e não o contrário. Uma verdade evidente, a tal ponto inconveniente, que a poderosa igreja católica o perseguiu e o assassinou por sua incrível descoberta. A inquisição. Santa ignorância assassina. Na nação mais poderosa do mundo, em 2001, a chapa inescrupulosa de George Bush e Dick Cheney venceu as eleições contra Al Gore e Joe Lieberman. Logo no inicio do mandato, os EUA foram atacados de forma covardemente difusa e inédita, com o choque e explosão de dois aviões civis, sequestrados por terroristas do Oriente Médio, ignorantes suicidas, nas torres gêmeas. Milhares de inocentes mortos. Obra símbolo de um país exemplarmente livre e democrático, capaz de promover a mobilidade social para inúmeros cidadãos com ambições de melhoria de vida, as torres gêmeas foram ao chão. Falseando a verdade, afrontando a lógica, sob comando de Bush, os EUA invadiram o Iraque maculando valores democráticos com objetivos de garantir mais acesso ao abundante petróleo do Oriente Médio e de barrar avanço da Rússia na região. A ignorância ilógica venceu e o Iraque foi brutalmente invadido pelos EUA, ceifando milhares de vidas inocentes.
Em 2006, tido como alarmista do apocalipse, Al Gore lançou um livro documentário entitulado “Uma Verdade Inconveniente”, evidenciando a catástrofe climática do aquecimento global. À época, a ignorância assassinou sua carreira política. Sócrates, Galileu e Al Gore, desafiaram o status quo iluminando os caminhos para busca da verdade. Foram vencidos por forças nefastas que preferiram ignorar a realidade.
O rio Amazonas, protagonista da maior bacia hidrográfica do mundo, hoje está em boa parte seco. Atividades portuárias e de transporte para o acesso às comunidades ribeirinhas suspensas. O rio Itajaí, maior complexo portuário de Santa Catarina, simultaneamente, no clima inverso, transbordou. No planeta, degelo dos polos, frentes gélidas, frentes tórridas, tornados, inundações, diversos fenômenos climáticos devastadores completamente alterados, por onde nunca se viu.
Apesar do desafio ser planetário, apesar dos países poderosos que estão flertando com a 3ª guerra mundial poluírem mais do que nunca, a sociedade baiana tem que olhar para si mesma. Esquecer o além, olhar para as esquinas. É preciso que a Bahia encare de frente o problema da mazela da educação, para o bem dos baianos, para o bem do seu meio ambiente. Educar para preservar é preciso. Preservação, reciclagem, limpeza e conscientização, somente serão possíveis com educação. Questão de política de Estado. O rio poluído, o lixo nas praias, nas ruas, a fauna capturada e assassinada, a flora devastada, concretada e asfaltada, o meio ambiente de maneira geral negligenciado, são variáveis de uma equação cujo resultado é o extermínio da vida. A verdade pode ser inconveniente, mas a ignorância mata.
* Matheus Oliva é CEO do M.O. - Movimento & Oportunidade. mo@matheusoliva.com.br