Saiba quais os segmentos que mais contratam em RH e expectativas das empresas
Habilidades técnicas passam a ser mais requisitadas
-
Nilson Marinho
lidenilson.marinho@redebahia.com.br
Em um momento em que as empresas buscam cada vez mais por profissionais habilidosos e experientes para ocupar cargos específicos, com oito em cada dez empresas (78%) sinalizando dificuldades na contratação de trabalhadores qualificados, segundo o Índice de Confiança Robert Half (ICRH), os Recursos Humanos assumem um papel central e estratégico para qualquer negócio que busca formar um quadro de funcionários de excelência.
A Robert Half, empresa de soluções em talentos, destacou as principais tendências de recrutamento em Recursos Humanos para o próximo ano na 17ª edição do Guia Salarial 2025, uma publicação anual que oferece análises sobre tendências salariais e de emprego em diversos setores do mercado de trabalho.
Especialistas apontam que as empresas que compreendem a importância estratégica do RH estão fortalecendo suas equipes para que esses profissionais não apenas acompanhem o desempenho do negócio, mas também contribuam diretamente para os resultados e o crescimento organizacional.
Laís Vasconcelos, gerente de recrutamento da Robert Half, observa que, após um primeiro semestre focado em substituições, o cenário em Recursos Humanos mostrou-se mais promissor nos últimos meses, uma tendência que deve se manter em 2025.
“Observamos o crescimento de vagas estratégicas, com ênfase em cargos de gerência e diretoria, além de um aumento nas demandas de desenvolvimento organizacional voltadas ao treinamento de lideranças. As empresas que reconhecem o valor agregado do RH têm potencializado suas estruturas para que acompanhem e influenciam diretamente os resultados do negócio”, afirma Vasconcelos.
O Guia Salarial destacou que os segmentos que mais lideram as contratações de profissionais de RH são Infraestrutura, Bens de Consumo, Agronegócios, Atacado e Varejo. Já os subsistemas com maior demanda são Treinamento e Desenvolvimento, Gestão de Desempenho, Gestão de Clima Organizacional e Atração e Seleção.
Entre os profissionais mais procurados estão o Gerente de RH Generalista, o Gerente de DHO, o Coordenador de Payroll e o Especialista Business Partner. As habilidades técnicas mais requisitadas incluem gestão de desempenho, gestão de clima organizacional, idiomas e desenvolvimento de liderança. As habilidades comportamentais, por sua vez, são comunicação, liderança, resolução de problemas e inteligência emocional.
A publicação sugere que as empresas tendem a valorizar profissionais com conhecimentos e habilidades diversificadas, especialmente multitarefas, capazes de atuar em diferentes subsistemas do ecossistema de RH, atendendo a demandas específicas em momentos críticos. Mas esses negócios se deparam com dificuldades para atrair talentos, visto que o número de profissionais qualificados não supre a demanda e as taxas de desemprego continuam em queda.
Para se ter uma ideia, o índice de desocupação para esta categoria, a partir dos 25 anos e com ensino superior completo, por exemplo, gira em torno de 3,5%, um patamar que o mercado considera próximo do “pleno emprego”.
Para Danielle Nakaya, gerente da Robert Half, um RH bem estruturado é essencial para o sucesso das empresas, pois garante que as pessoas certas estejam nas posições certas.
“Isso impacta diretamente a gestão de indicadores, como o turnover, que se tornou consequência de uma boa gestão de pessoas alinhada à cultura organizacional. Uma equipe engajada e um clima organizacional positivo contribuem para o equilíbrio da saúde mental, permitindo que todos alcancem seu melhor desempenho”, ressalta Nakaya.