Como usar a comunicação não-verbal a seu favor em uma entrevista de emprego
Avaliadores estão atentos a maneira como os colaboradores gesticulam, se vestem e se expressão durante as entrevistas
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Nilson Marinho
Há elementos que não estão no seu currículo, mas são igualmente relevantes quando você está cara a cara, ou tela a tela, com um recrutador. O seu olhar, postura, gestos, pontualidade, entonação ou velocidade da fala, além da maneira como se veste, podem destacá-lo em relação aos concorrentes à vaga ou, simplesmente, eliminá-lo da seleção — caso você já tenha passado pelo crivo da avaliação do histórico de carreira.
Esse conjunto de elementos é chamado de comunicação não-verbal, o que não é dito por você, mas percebido e levado em consideração pelos avaliadores mais criteriosos e atentos.
“Os recrutadores estão atentos a qualquer informação emanada pelo candidato, seja verbal ou não-verbal, durante todo o processo seletivo. Quando nos referimos à comunicação não verbal, por exemplo, e neste caso tem relevância tanto no processo presencial quanto online, os gestos, emoções, expressões, postura, nervosismo são levados em conta para a escolha do candidato”, diz Aline Cavalcanti, coordenadora de Recursos Humanos, BP e Comunicação.
Ela também ressalta o peso de uma boa aparência, nesse caso, trajes que sejam adequados para a ocasião. Além da higiene pessoal, como estar com os cabelos, penteados e unhas limpas, e nada de perfume com cheiro forte.
"No momento da entrevista, o recrutador está em busca do candidato ideal, portanto, além das competências técnicas e comportamentais, são consideradas igualmente competências culturais, o que mensura a capacidade de adaptação do candidato à cultura da empresa", completa a coordenadora de RH.
A consultora de Recursos Humanos e Carreira, Izabela Nascimento, lembra também que o processo seletivo começa na recepção dos currículos, portanto, desde dessa fase o candidato precisa estar atento.
“A forma que ele é feito, descrito para representar a trajetória do candidato, demostra como ele pode ser. Por isso que é tão importante saber descrever, de forma sucinta e legível, a trajetória profissional”, diz.
Izabela destaca ainda outros fatores cruciais passado a fase de avaliação do currículo, quando o candidato é chamado para uma conversa com o recrutador, eles são a pontualidade, demonstração de interesse na vaga e até um gesto que muitos candidatos podem deixar passar, como a maneira como o avaliador recebe o aperto de mão.
“Se o aperto for firme e seguro é um sinal de confiança e cordialidade, já transmite um sinal de que o candidato está confiante e preparado para sabatina da entrevista. A forma que se senta, se gesticula, também comunica, pode não parecer, mas os recrutadores sempre, e em todo momento, procuram avaliar o quanto aquela oportunidade está sendo relevante para o candidato”, lembra a consultora de RH.
Em relação à seleção remota, também há pontos que devem ser levados em consideração pelos candidatos. O cuidado com a aparência, assim como no presencial, deve ser levado em consideração, além da escolha de um ambiente tranquilo para não haver interrupções.
Izabela orienta ainda que, caso haja problemas de conexão com a internet, é importante manter contato com o recrutador por outros meios "para não haver uma transmissão de mensagem de que o candidato não estava preparado para a entrevista".
"A entrevista remota, por ser em casa, é mais cômoda, porém ela não pode ser tratada como um ato qualquer, ela precisa ser levada a sério para ter bons resultados. E o mais importante é saber se compor para que a sua venda pessoal seja efetiva, manter a calma, ter o currículo como um guia no momento das perguntas demonstra profissionalismo e preparo, manter a calma durante o processo garantirá sucesso na entrevista", finaliza.
Dicas do que não fazer durante a entrevista:
- Seja firme ao cumprimentar o recrutador, demonstrando interesse, mas sem exageros.
- Tenha postura ao se sentar e gesticule apenas o suficiente para comunicar.
- Não chegue na entrevista com cheiro de cigarro ou perfume forte e nunca masque chiclete.
- Atente-se aos trajes e à higiene pessoal. Boa aparência não significa roupas caras, mas escolhidas de maneira adequada para a ocasião.
- Não interrompa o avaliador, espere o profissional concluir o raciocínio. Controle o nervosismo.