Assine

Yaris Cross: Toyota prepara novo SUV compacto


 

Conheça os detalhes desse veículo que terá motorização híbrida bicombustível

  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 14/01/2024 às 11:00:00
Híbrido flex, o Yaris Cross será o primeiro SUV compacto da Toyota fabricado no Brasil. Crédito: Divulgação

No ano passado, a Toyota iniciou o processo para a produção do seu primeiro SUV compacto no país. Começou finalizando a fabricação do Etios, que era feito exclusivamente para exportação. Na sequência, anunciou o investimento de R$ 1,63 bilhão para a produção de um novo modelo híbrido flex. Na sequência, no final do ano passado, mais um capítulo dessa série: a matriz apresentou a atualização do Yaris Cross.

A central multimídia tem tela de até 12,3 polegadas. Crédito: Divulgação

O modelo é construído sobre a plataforma DNGA da Daihatsu - empresa que pertence à Toyota -, uma alternativa mais econômica à TNGA, aplicada no Corolla e no Corolla Cross. As dimensões serão inferiores às do Corolla Cross, porém próximas: de 4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e uma distância entre eixos de 2,62 m. Na Europa, o veículo utiliza um motor 1.5 litro a combustão associado a um propulsor elétrico. Esse conjunto entrega 130 cv de potência combinada e 18,8 kgfm de torque. Naturalmente, esses números deverão ser maiores quando o veículo utilizar etanol. No interior, o quadro de instrumentos pode ter 7 ou 12,3 polegadas e 9 ou 10,5 polegadas para a central multimídia, dependendo da versão.

O bagageiro do veículo tem capacidade para 320 litros. Crédito: Divulgação

NOVIDADES DA GM

A Chevrolet confirmou seis lançamentos de veículos ao longo deste ano no país. Inclusive, a empresa prometeu que a atualização do Spin estará nas concessionárias até o final de março. Outros lançamentos aguardados são as reformulações da S10 e do Trailblazer e os elétricos Blazer e Equinox.

HAUS MOTORS É REFORMULADA

O Grupo New Chase (GNC), promoveu recentemente em Salvador a reinauguração da Haus Motors, que representa na Bahia a BMW, automóveis e motocicletas, e MINI. Para a reformulação da concessionária, foi investido R$ 4 milhões, com o foco na experiência do cliente, que encontra agora um ambiente mais acolhedor. Formado por lounges, o showroom ficou mais aconchegante.

O showroom da Haus em Salvador foi totalmente renovado. Crédito: Paula Fróes

BAHIA EM SERGIPE E NO TOCANTINS

O GNC, que foi fundando em Vitória da Conquista, representa a BMW no estado há 10 anos e posteriormente ganhou as concessões do Ceará e Alagoas. A partir deste ano, a empresa baiana vai atuar com a marca alemã em outros dois estados: Sergipe e Tocantins. As lojas em Aracaju e Palmas serão abertas ainda no primeiro trimestre. O showroom localizado na capital do Tocantins vai ser importante para o atendimento de clientes do oeste baiano.

MERCADO PREMIUM NA BAHIA

A BMW foi o fabricante de veículos de luxo que mais emplacou modelos zero-quilômetro na Bahia em 2023. Foram 287 unidades licenciadas nos últimos 12 meses, o que deixou a empresa alemã com 34,4% desse segmento no mercado estadual. A segunda posição ficou com a Volvo, que somou 168 emplacamentos no período e deixou a Land Rover em terceiro lugar, com 96 unidades. Na sequência, na quarta posição, ficou a Audi (94) e, posteriormente, a Mercedes-Benz (63), em quinto lugar. Divisão premium da Toyota, a Lexus teve um excelente desempenho na Bahia: foram 59 emplacamentos, o que correspondeu a 7,1% de participação - quase quatro vez superior à média nacional, que foi de 1,8%. A Porsche, que estreou recentemente no estado, somou 38 emplacamentos, a MINI, 25 e a Jaguar, seis.

CARROS DE LUXO PREFERIDOS

O BMW Série 3 foi o campeão de emplacamentos entre os automóveis de luxo zero-quilômetro na Bahia. Somando todas as configurações (320, M3 e 330e), foram 92 unidades. Na segunda posição ficou o X1, com 86 emplacamentos, incluindo cinco unidades da configuração puramente elétrica. Na terceira posição, aparece o Volvo XC60, com 75 unidades. Em quarto, outro Volvo, o XC40, que é 100% elétrico, com 42 exemplares. Na quinta colocação ficou o Audi Q5, com 33 veículos.

FERRARI: ESTREIA EM FEVEREIRO

A cinebiografia de Enzo Ferrari, fundador do fabricante de carros esporte que leva seu sobrenome, está programada para chegar aos cinemas brasileiros dia 8 de fevereiro. Ambientado em 1957, em Modena, na Itália, o filme se passa num período chave da vida de Enzo, à medida que ele tenta superar a morte de seu filho, luta para manter sua empresa e procura dominar as pistas. Dirigido por Michael Mann, de Ali e Colateral, o longa metragem é estrelado por Adam Driver, Penélope Cruz e conta com a participação de Patrick Dempsey, ator que também é piloto.

O filme sobre o fundador da Ferrari estreia em fevereiro. Crédito: Divulgação