Volvo anuncia novo SUV elétrico por R$ 220 mil
EX30 chegará ano que vem ao Brasil e autonomia pode ultrapassar 400 km
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Antônio Meira Jr.
antonio.meira@redebahia.com.br
A Volvo quer liderar o segmento premium de veículos elétricos e, para tal, criou uma série de atrativos com foco na conquista de novos consumidores que vão de carros com preços competitivos a inovações em segurança e facilidades para uso. O fabricante sueco anunciou a pré-venda do aguardado SUV compacto EX30, que chega ao Brasil custando a partir de R$ 219.950. O objetivo com o lançamento é se tornar líder do segmento na América Latina e dobrar sua presença aqui no país. Pioneira no investimento em eletrificação no Brasil, a montadora começou com modelos híbridos, lançou o XC40 e C40 elétricos, até chegar ao EX30, seu novo modelo de entrada. O veículo terá quatro versões: EX30 Core Single Engine (51 kWh), por R$ 219.950; EX30 Core Single Engine Extended Range (69 kWh), por R$ 239.950; EX30 Plus Single Engine Extended Range (69 kWh), por R$ 264.950; e EX30 Ultra Single Engine Extended Range (69 kWh), por R$ 279.950. Os clientes que adquirirem o veículo durante a pré-venda receberão um carregador portátil e um wallbox de 7,4 kW. Será possível também fazer a personalização de quatro tipos de interiores feitos de materiais reciclados e renováveis.
ELETRIFICANDO O NORDESTE
Outra iniciativa divulgada nesta semana foi o aumento expressivo de postos de recarga, expandindo inclusive sua presença no território brasileiro, saindo dos atuais 28 para 101 pontos. Um investimento de mais de R$ 50 milhões. Na Bahia, serão contempladas as cidade de Alagoinhas, Capim Grosso, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ibotirama, Itaberaba, Mata de São João, Seabra, Valença, Camacã, Canudos e a região da Chapada Diamantina.
FORD AMPLIA O PORTFÓLIO
No Salão de Detroit, nos Estados Unidos, a Ford anunciou dois novos modelos para o mercado brasileiro. O primeiro é o Mustang Mach-E, primeiro crossover elétrico da empresa. Outra novidade, revelada por Daniel Justo, presidente da empresa no Brasil, é a versão esportiva da Ranger, a Raptor. A picape será importada para o país da Tailândia, diferentemente do que acontece com as outras configurações, que são produzidas na Argentina. A Raptor é desenvolvida pela divisão de alta performance da Ford e tem atributos off-road adicionais. Na propulsão, o utilitário utiliza um motor V6 de 3 litros a gasolina que entrega 400 cv de potência e 59,5 kgfm de torque. Os dois veículos chegarão ainda neste ano.
SALÃO DE DETROIT
A semana foi dedicada à cobertura do Salão de Detroit, uma das mostras automotivas mais importantes dos Estados Unidos. Além disso, fiz uma imersão na sede global da Ford para conhecer novas tecnologias e veículos. Nos próximos dias, vamos publicar diversas reportagens nas plataformas do CORREIO.
VW CONFIRMA VOLTA DO TIGUAN
A configuração de sete lugares do Tiguan, a Allspace, vai voltar a ser comercializada no mercado brasileiro. A Volkswagen ainda não divulgou mais detalhes, mas confirmou que o SUV chegará ainda neste ano. Com sua primeira geração lançada em 2009 no país, o Tiguan já teve 60 mil unidades emplacadas no Brasil.
TOYOTA TESTA PLUG-IN FLEX
A Toyota do Brasil iniciou testes internos utilizando etanol em conjunto com a tecnologia híbrida plug-in. De acordo com a empresa, neste primeiro estágio, os estudos se mostram promissores. O fabricante ressalta que esses testes estão alinhados com os planos de investimento em avaliação para o próximo ciclo e a uma possível futura produção nacional de veículos PHEV-FFV (híbridos plug-in flex fuel), reforçando seu compromisso com a inovação e sustentabilidade no mercado automotivo brasileiro. O modelo utilizado nestes testes internos é um RAV4 híbrido plug-in (PHEV), e está sendo estudado no laboratório da Toyota do Brasil. Sua base é um sistema “híbrido full”, similar ao utilizado no Corolla e Corolla Cross, que tem bateria de alta capacidade e um motor elétrico de maior potência, gerando uma eficiência energética em torno de 70% maior quando comparado com modelos movidos somente a combustão, pois tem energia suficiente para mover o carro exclusivamente no modo elétrico por longas distâncias.