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Volkswagen cresce e terá pelo menos cinco lançamentos em 2025


 

Conheça os carros confirmados pela VW e confira qual modelo da Hyundai voltou ao Brasil

  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 01/12/2024 às 08:05:33
Rival do Fiat Pulse, o novo Volkswagen foi batizado como Tera. Crédito: Divulgação

No balanço de final de ano para a imprensa, Ciro Possobom, CEO da Volkswagen para o Brasil, comunicou empolgado que até quinta-feira (28) a empresa havia emplacado 56 mil veículos a mais do que em todo o ano passado, o que representa crescimento de 19%. O executivo reforçou que a VW é a líder no emplacamento de automóveis no país, com 17,20%, na frente da Fiat (15%) e da Chevrolet (13%). No entanto, perde para a Fiat quando os comerciais leves, categoria das picapes e vans, são computados. Nessa categoria, a Fiat tem 42,70%, seguida pela VW (11,70%) e Toyota (10,50%).

NOVIDADES PARA O ANO QUE VEM

O Volkswagen mais esperado para 2025 é o Tera, um SUV compacto que será posicionado abaixo do Nivus. Com produção programada para a fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, o Terá irá concorrer com Fiat Pulse, Renault Kardian e um modelo que a Chevrolet irá produzir em Gravataí, no Rio Grande do Sul. Além dele, a empresa confirmou a chegada da inédita configuração GTS do Nivus, a atualização do Jetta GLI e o retorno do Golf GTI. A picape que irá concorrer com Chevrolet Montana, Fiat Toro e Renault Oroch só deverá ser lançada em 2026. No entanto, a VW confirmou que a produção do utilitário será na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.

65 ANOS DA FÁBRICA NO ABC

Além dos resultados de vendas, a VW do Brasil está celebrando 65 anos de sua fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), que já soma mais de 14,7 milhões de veículos produzidos em sua história. A produção da Anchieta representa 57% dos mais de 25,7 milhões de veículos produzidos pela VW do Brasil em 71 anos, sendo a maior fabricante de automóveis do país.

MACAN GANHA OPÇÕES ELÉTRICAS

A segunda geração do Porsche Macan está chegando com propulsão elétrica ao Brasil. Com desenho renovado, o veículo pode ter tração traseira ou integral e a potência muda conforme a configuração, indo de 340 cv até 639 cv. No caso do mais potente, o Turbo, o torque máximo é de 115 kgfm. Como resultado, ele acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e chega aos 260 km/h.

São quatro configurações para o SUV a bateria: Electric (R$ 560 mil), 4 Electric (R$ 580 mil), 4S Electric (R$ 630 mil) e Turbo Electric (R$ 770 mil). Enquanto a Electric e a 4 Electric oferecem 443 quilômetros de autonomia, o 4S Electric tem 438 km e o Turbo, 435 km. A saída de carregamento DC é de até 270 kW e a bateria pode ser carregada de 10 a 80% em aproximadamente 21 minutos em um posto de carregamento rápido. As versões elétricas vão complementar a atual família Macan de modelos a combustão, que tem outras quatro versões que custam entre R$ 490 mil e R$ 735 mil.

Elétrica, a segunda geração do Macan vai conviver com a primeira, de motores a combustão. Crédito: Divulgação

PONDERAÇÃO SOBRE ELÉTRICOS

As vendas de veículos elétricos em mercados como Europa e Estados Unidos não estão indo como o esperado e vários fabricantes já atualizaram suas metas. Empresas como General Motors, Ford, BMW e Mercedes-Benz estão se ajustando à atual realidade, com um volume abaixo das projeções. Com a Porsche não é diferente: segundo a Automotive News, Lutz Meschke, diretor financeiro da empresa, declarou: “Há uma tendência clara no segmento de luxo premium na direção de carros com motor de combustão interna, portanto, reagiremos em nosso ciclo de produto”.

A autonomia pode chegar a 443 km de acordo com a aferição do Inmetro. Crédito: Divulgação

O RETORNO DO HYUNDAI TUCSON

A terceira geração do Hyundai Tucson, lançada em 2015, está de volta às concessionárias brasileiras. O SUV teve sua produção retomada em Anápolis, interior de Goiás, pela Caoa, que continuará fabricando modelos da Hyundai. Oferecido em versão única, o Tucson custa R$ 189.990 e oferece um bom pacote de equipamentos, como teto solar panorâmico, seis airbags, aviso de colisão traseira com tráfego cruzado e detector de ponto cego. É impulsionado pelo motor 1.6 turbo que entrega 177 cv de potência e 27 kgfm de torque. A transmissão é automática, de sete velocidades, com dupla embreagem.

O Tucson ganhou grade frontal cromada e o desenho dos faróis foi atualizado. Crédito: Divulgação

CAÇAMBA COM TAMPA MULTIFUNCIONAL

Oferecida na versão High Country (R$ 537.850) no mercado brasileiro, a Silverado chegou à linha 2025 com uma novidade na caçamba. Agora, a picape da Chevrolet conta com a inédita tampa Multi-Flex para o compartimento de carga, essa solução permite ampliar a área e o apoio da carga, além de facilitar o acesso à caçamba e as operações de carregamento ou descarregamento de grandes objetos. Ao todo, são seis configurações. Na mecânica, a Silverado continua igual: motor V8 de 5.3 litros (360 cv de potência e 53 kgfm de torque), associado a uma transmissão automática de 10 velocidades e tração 4x4.

Além da nova forma de abertura, a caçamba conta com câmeras especiais para monitoramento dos itens. Crédito: Divulgação

RENAULT: 4 MILHÕES FEITOS NO BRASIL

A Renault atingiu a marca de 4 milhões de veículos produzidos no Complexo Ayrton Senna, no Paraná. Esse volume acontece 26 anos depois do início da produção no Brasil. Atualmente, são feitos no país cinco veículos: Duster, Kardian, Kwid, Duster, Oroch e Master.