Kardian, novo SUV da Renault vai competir com Pulse e Nivus
Leia os detalhes e confira vídeo com o modelo que chegará em março às concessionárias
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Antônio Meira Jr.
antonio.meira@redebahia.com.br
Os últimos anos não foram favoráveis para a Renault no Brasil, seu segundo maior mercado global. Em setembro de 2019, a marca era a quarta colocada no mercado brasileiro (9% de participação), com 174.532 emplacamentos nos primeiros nove meses do ano. No mesmo período de 2023, o volume caiu para 87.295 licenciamentos, o que deixa a Renault na sétima posição - 5,7% de participação. Agora, o fabricante francês quer reverter o jogo e, para isso, apresentou o Kardian. O crossover foi desenvolvido pela própria Renault - diferentemente do que aconteceu com o Sandero - e será produzido inicialmente no Paraná, e, na sequência, no Marrocos. O Kardian só chegará às concessionárias no começo de 2024, mas impressiona pelo desenho e proposta técnica.
COMO É O KARDIAN
O novo Renault é construído sobre uma plataforma modular, que pode ser aplicada a diversos veículos, e tem 4,12 metros de comprimento e 2,60 metros de distância entre os eixos. O porta-malas é um dos seus trunfos, com capacidade para 410 litros. O Kardian será o responsável pela estreia do novo motor 1 litro de três cilindros da empresa. Turbinado, ele rende 125 cv de potência com etanol e desenvolve 22,4 kgfm de torque. É associado a uma transmissão automática de dupla embreagem, que tem seis velocidades. A versão topo de linha terá rodas de 17 polegadas e diversos equipamentos de auxílio à condução, como piloto automático adaptativo e sensor de ponto cego. Entre seus principais concorrentes estão o Fiat Pulse e o Volkswagen Nivus.
MAIOR MARCA FRANCESA
A Renault é a marca de automóveis francesa mais vendida no mundo, com 43% de suas vendas nos mercados internacionais fora da Europa, o que representou 634.124 unidades no ano passado. Em 2022, cinco dos dez maiores mercados da Renault se localizavam fora da Europa: Brasil (2º), Turquia (4º), Índia (5º), Coreia do Sul (8º) e Colômbia (9º). O primeiro é a França e, o terceiro, a Alemanha.
MODELOS ALÉM DO KARDIAN
Juntamente com a apresentação do Kardian, a Renault também detalhou o que pretende fazer nos próximos cinco anos. Até 2027, a companhia confirmou que vai investir 3 bilhões de euros para lançar oito novos modelos fora da Europa. Entre eles, cinco será nos segmentos C e D, ou seja, compactos e médios. De acordo com seus executivos, a intenção é posicionar a marca nos segmentos de maior criação de valor.
CONCEITO DA NOVA OROCH
Se o Kardian já foi mostrado como modelo de produção, a Oroch foi "disfarçada". Na verdade, a Renault exibiu um conceito que vai dar origem à nova geração do utilitário. A plataforma será a mesma do Kardian, pois ela pode dar origem a veículos com medidas entre 4 metros e 5 m de comprimento, com até 3 m de entre-eixos. No caso da futura Oroch, batizada no momento como Niagara Concept, a motorização adota a tecnologia E Tech híbrida 4x4. Esta plataforma vai contar com uma arquitetura elétrica e eletrônica de última geração, compatível com todas as regulamentações em vigor atualmente e em um futuro próximo.
Gilles Vidal
"O Niagara Concept materializa o estilo da futura gama internacional da marca Renault. Robusto e potente, com linhas exageradas e exuberantes, este conceito exploratório também é sofisticado e recheado de tecnologias, prometendo uma viagem sem limites"
MOTORIZAÇÃO EFICIENTE
Quando for lançada, em 2027, a nova geração da Oroch terá motorização com um duplo ajuste técnico: a motorização mild hybrid advanced (48 v) na frente, complementada por um motor elétrico adicional na traseira. Por isso, o Niagara Concept é um modelo 4x4 com performance off-road otimizada. Esse conjunto motriz permite cobrir metade dos trajetos diários no modo 100% elétrico, com redução equivalente nas emissões de CO2.