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Jeep Grand Cherokee: SUV retorna ao país em versão que faz 25 km/l


 

Confira avaliação em vídeo da configuração 4xe e saiba qual shopping com mais carregadores para veículos elétricos

  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 01/10/2023 às 05:00:00
A quinta geração do Grand Cherokee chega híbrida plug-in ao Brasil com 375 cv de potência. Crédito: Divulgação

Por muito tempo, o Grand Cherokee representou o máximo de luxo e sofisticação no portfólio brasileiro da Jeep. No entanto, o modelo deixou de ser importado por alguns anos e o Commander assumiu esse posto. Agora, o Grand Cherokee irá voltar e um dos seus trunfos será a motorização híbrida plug-in. Dessa forma, será o segundo veículo eletrificado da empresa no país, que ano passado lançou um Compass com essa tecnologia. Sob o capô, o 4xe utiliza um propulsor 2 litros turbo (274 cv), com um sistema gerador de partida com correia de 48 volts para reinicializações rápidas e suaves. No lugar do conversor de torque da transmissão automática de oito velocidades está um motor elétrico, que rende 134 cv e 25 kgfm de torque. Em conjunto, são 375 cv de potência e 65 kgfm de torque. Além da novidade na propulsão, essa nova geração do Grand Cherokee se destaca pela tecnologia a bordo e requinte no acabamento.

O QUE O SUV TEM

Avaliei nos Estados Unidos a versão Summit Reserve do SUV Jeep e o veículo surpreendeu. Além da alta qualidade dos materiais, superior aos que são oferecidos em Compass e Commander, chama a atenção as telas a bordo. Para o painel de instrumentos, um visor de 10,25 polegadas, outra tela para a central multimídia e ainda mais uma para o passageiro da frente. A tela do lado do carona inclui filtros polarizadores que a tornam invisível do lado do motorista. Dessa forma, o passageiro pode até jogar videogame - e utilizar fones de ouvido sem fio - sem incomodar o condutor. As versões e preços para o mercado brasileiro serão anunciadas nas próximas semanas. Até lá, confira a avaliação em vídeo que está disponível no site e aplicativo do CORREIO.

O interior surpreende pela sofisticação e tecnologia. Crédito: Divulgação
Apesar da evolução, o design manteve a essência das linhas. Crédito: Divulgação

NOVOS CARREGADORES NO SHOPPING

Pioneiro na oferta de estações de recarga para veículos elétricos, o Salvador Shopping instalou mais 12 pontos. Dessa forma, o empreendimento é o local com maior número de carregadores da Bahia. O serviço é gratuito para os clientes que possuem carros elétricos ou híbridos plug-in e os carregadores estão localizados no estacionamento G2, nos setores rosa (onde já havia quatro aparelhos) e no preto.

O Salvador Shopping agora conta com 16 carregadores para veículos. Crédito: Antônio Meira Jr.

NO CAMINHO DA ELETRIFICAÇÃO

A Volvo afirma que até 2030 irá produzir e comercializar apenas veículos elétricos e, até 2040, será uma empresa 100% neutra para o clima. Para se aproximar desses objetivos, o fabricante sueco anunciou, durante a Semana do Clima de Nova York, que irá produzir no início de 2024 seu último carro a diesel.

BYD AMPLIA LINHA

A BYD apresentou uma nova versão para o Dolphin, a Plus. Essa opção é mais potente e custa R$ 179.800 - R$ 30 mil a mais que a versão de entrada. O Dolphin Plus é equipado com o mesmo motor elétrico que impulsiona o Yuan Plus, que oferece bons 204 cv de potência e torque imediato de 31,6 kgfm. A sua bateria é de 60,48 kWh, e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 7 segundos — com velocidade máxima limitada a 160 km/h. Embora o fabricante ainda não tenha divulgado a autonomia oficial, de acordo com as especificações do Inmetro, estima-se que o veículo alcance até 427 km no ciclo WLTP. Como comparação, o Yuan Plus oferece uma autonomia de 294 km no PBEV. O Dolphin Plus concorre diretamente com outro modelo chinês, o GWM Ora 03 GT que custa R$ 184 mil.

Nova versão do BYD Dolphin tem potência e autonomia ampliadas. Crédito: Divulgação

SALÃO DO AUTOMÓVEL EM 2024

A expectativa é que o Salão do Automóvel de São Paulo volte a acontecer em 2024, depois de um hiato de seis anos. Inclusive, voltará ao Centro de Exposições do Anhembi, que está sendo reformado. As duas últimas edições, em 2016 e 2018, aconteceram no São Paulo Expo.

A VOLTA DO COUPÉ ESPORTIVO

A BMW já está comercializando no Brasil a atualização do M2 nas versões Coupé (R$ 617.950) e Coupé Track (R$ 667.950). O esportivo, que chega ao país importado do México, é equipado com um motor biturbo com tecnologia M Twin Power de seis cilindros em linha, que envia toda sua força para o eixo traseiro por meio da transmissão automática M Steptronic de oito velocidades. Com 460 cv e 56 kgfm de torque, o conjunto permite aceleração de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos. A velocidade máxima é de 290 km/h.

O M2 tem distribuição equilibrada de peso, com 50% em cada eixo. Crédito: Divulgação