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Com queda nos lucros, Tesla, enfim, confirma lançamento de picape


 

Utilitário elétrico foi apresentado no final de 2019 e teve a chegada adiada diversas vezes

  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 22/10/2023 às 07:00:00
Apresentada no final de 2019, a picape da Tesla começará ser entregue no próximo mês. Crédito: Divulgação

A Tesla é um fabricante de automóveis bem diferente, a começar pelo seu principal gestor, Elon Musk. O empreendedor, que nasceu na África do Sul, também produz foguetes na SpaceX e é o principal acionista da X, rede social fundada como Twitter. Foi por meio da sua conta nessa rede que Musk anunciou que a picape elétrica da Tesla finalmente chegará ao mercado. “Acho que é o nosso melhor produto de todos os tempos. Será necessário um trabalho imenso para atingir o volume de produção e ter um fluxo de caixa positivo com um preço que as pessoas possam pagar”, ressaltou o executivo. O veículo foi mostrado pela primeira vez em novembro de 2019, mas sua produção e lançamento foram atrasados diversas vezes. Batizado como Cybertruck, o utilitário é a esperança para a empresa melhorar seus lucros, que recuaram 44% no balanço do terceiro trimestre, mesmo com aumento nas vendas. A Tesla produziu 430,4 mil unidades entre julho e setembro, uma alta de 18% no comparativo com o mesmo período de 2022. Já as vendas somaram 435 mil veículos, aumento de 27% em relação ao ano passado.

O desenho do utilitário elétrico é inusitado. Crédito: Divulgação

LINHA DEFASADA

Apesar da imagem de modernidade dos veículos, o portfólio da Tesla está defasado. Seu produto mais recente, o Model Y, chegou ao mercado em março de 2019. Ou seja, está em linha há quatro anos e meio. Outros modelos estão há mais tempo: Model 3 (7,5 anos), Model X (8 anos), Model S (12 anos). Ao longo dos anos, o que a companhia de veículos elétricos fez foi atualizar profundamente o desempenho e os softwares de seus produtos. Porém, o design de alguns deles já apresenta sinais do tempo.

Lançado em 2019, Model Y é o carro elétrico mais vendido nos EUA. Crédito: Divulgação

CORRIDA PELA ELETRIFICAÇÃO

O protagonismo da eletrificação automotiva no Nordeste não será na Bahia, como queria a BYD. Enquanto o fabricante chinês anunciou que pretende fabricar no estado até 2025, a Stellantis confirmou que irá produzir veículos eletrificados no ano que vem. De acordo com a empresa, a unidade que fabrica modelos da Fiat, Jeep e RAM em Pernambuco irá fazer carros com tecnologias Bio-Hybrid, que associam eletrificação com motorização flex e a etanol. Além deles, a planta automotiva pernambucana vai produzir modelos totalmente elétricos. No entanto, para esses ainda não há data.

NIRO GANHA NOVA VERSÃO

Um ano depois de estrear no país, o Kia Niro ganhou uma nova versão. Anteriormente comercializado apenas não opção SX Prestige, que custa R$ 229.990, o crossover agora é oferecido também na configuração EX, tabelado em R$ 199.990. O conjunto motriz é o mesmo nas duas: motor 1.6 litro aspirado que trabalha em conjunto com propulsor elétrico e bateria de polímero de lítio-ion de 240V (garantia de 8 anos ou 160 mil km). A potência combinada é de 141 cv e o torque de 27 kgfm. Dados de Inmetro indicam consumo de 17,7 km/l na estrada e 19,8 km/l na cidade.

Disponível há um ano no Brasil, o Niro agora custa a partir de R$ 199.990. Crédito: Divulgação

JLR: CARRO POR ASSINATURA

A JLR anunciou o lançamento do Subscribe, serviço de carro por assinatura, desenvolvido em parceria com a Movida no Brasil. A frota inclui todos os modelos Range Rover, Discovery, Defender e Jaguar disponíveis no mercado brasileiro. A adesão pode ser realizada de forma digital ou presencialmente em qualquer concessionária JLR do Brasil. Além das opções de contrato de 12 a 36 meses, outros diferenciais do programa de assinatura incluem opções como adicional de blindagem e inclusão de acessórios.

O Defender é um dos modelos disponíveis no programa de assinatura da JLR. Crédito: Divulgação

SEIS ANOS DE GARANTIA

A Nissan dobrou a garantia da Frontier para seis anos. Dessa forma, a picape tem a maior cobertura do Brasil, título que era dividido anteriormente por Ford Ranger, Mitsubishi L200 e Toyota Hilux, as três com cinco anos. Chevrolet S10 e Volkswagen Amarok possuem três anos de garantia.

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RENAULT DEIXA KWID MAIS BARATO

A Renault promoveu uma mudança no seu processo de faturamento para o Kwid, possibilitando a venda direta do modelo. Com isso, é possível retornar com os descontos de até R$ 7.200, próximos ao mesmo patamar dos concedidos no período da Medida Provisória 1.175/2023. A empresa explica que todos os pedidos continuam sendo realizados por meio da rede de concessionárias. A mudança no processo de venda vale por um período de até dois meses ou enquanto durarem os estoques. A Renault afirma que no período da MP "o Kwid foi um sucesso, crescendo quase três vezes mais que a média de mercado". A opção mais barata do subcompacto sai, com o desconto, por R$ 63.990.