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BYD x Tesla: saiba qual marca vendeu mais elétricos em 2023


 

Conheça também as atualizações do Chevrolet Spin, modelo de sete lugares mais acessível do país

  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 21/01/2024 às 11:00:00
Apesar do crescimento da BYD, a Tesla foi a empresa que mais vendeu carros movidos a bateria no ano passado. Crédito: Divulgação

Foi a Tesla, e não a BYD, o fabricante de veículos elétricos mais vendido do mundo em 2023. A marca americana, que é comandada por Elon Musk, entregou 1.808.581 veículos, enquanto seu rival da China vendeu 1.574.822 unidades. Ao contrário da Tesla, que só produz veículos a bateria, o fabricante chinês também vendeu modelos híbridos plug-in. Dessa forma, a BYD foi o maior fabricante de eletrificados, com 3.012.906 unidades - soma de puramente elétricos e híbridos. Enquanto a Tesla ampliou suas vendas em 38% no último ano, a empresa chinesa teve um aumento de 73% na comercialização de automóveis totalmente elétricos. No geral, a BYD cresceu as vendas em 51,3% no último ano.

LOCADORA DEIXA TESLA

O Grupo Stellantis divulgou que irá fornecer até 250 mil veículos para a Sixt, maior locadora da Europa, que decidiu em dezembro retirar modelos da Tesla da sua frota. De origem alemã, a Sixt explicou que os grandes cortes de preços da Tesla, para concorrer com veículos chineses, derrubaram os preços dos carros usados. Para o setor de locação de veículos, o comércio de seminovos gera uma receita importante.

ATUALIZAÇÃO DO SPIN

Depois de confirmar seis lançamentos para este ano, a Chevrolet antecipou informações da atualização do Spin. As primeiras imagens mostram uma dianteira renovada, com faróis divididos e uma grade entrecortada por uma faixa pintada na cor da carroceria e com um segmento que divide os blocos de farol. Os faróis serão de LED ao menos em algumas das versões, pois a marca não especificou se o item será de série em todas as configurações. Outro detalhe é o capô elevado, como acontece com os SUVs.

Renovado, o Chevrolet Spin chegará às concessionárias em março. Crédito: Divulgação

Também é novidade a presença do painel de instrumentos digital, o que torna o Spin o primeiro modelo da Chevrolet feito no Brasil com esse recurso. A empresa não comentou sobre a mecânica, mas afirmou que o monovolume, que tem opção para cinco ou sete pessoas, chegará às concessionárias até o final de março.

No interior, partida por botão e quadro de instrumentos. Crédito: Divulgação

VENDAS GLOBAIS EM ALTA

A Renault anunciou que suas vendas globais cresceram 9% em 2023, na comparação com o volume registrado em 2022. Foram vendidos no ano passado 1.548.748 veículos da marca, o que representa o primeiro crescimento em quatro anos. O Brasil fechou o ano de 2023 como o sexto maior mercado mundial para o Grupo Renault, com 126.206 emplacamentos. No país, o crescimento da marca foi de 0,2% enquanto o mercado nacional aumentou as vendas em 11,3%.

DUSTER GANHA SEGURANÇA

Atualizado em 2020, o Duster ficou devendo em segurança ao entregar apenas dois airbags. Quatro anos depois, a Renault corrigiu a situação, aplicando seis bolsas de segurança. Isso é reflexo da adequação do portfólio, que vai contar nas próximas semanas com o Kardian, modelo menor e que terá seis airbags. o fabricante francês aproveitou para fazer leves atualizações estéticas no SUV, como nos desenhos internos de faróis e lanternas.

A Renault atualizou o Duster e agregou mais segurança ao SUV. Crédito: Divulgação

Para completar, a grade adotou um acabamento em preto brilhante, mas sem mudar o desenho. O conjunto motriz segue igual: 1.6 aspirado (118 cv), manual ou CVT, e 1.3 turbo (170 cv), apenas CVT. A lista de preços ficou assim: Intense Plus 1.6 manual (R$ 122.290), Intense Plus 1.6 CVT (R$ 131.190), Iconic Plus 1.6 CVT (R$ 139.890) e Iconic Plus 1.3 CVT (R$ 153.890).

Na traseira, a única novidade é o desenho da lanterna. Crédito: Divulgação