Assine

ODS no contexto das ações da Defesa Civil


 

Tornou-se prioritária na Defesa Civil de Salvador a execução de programas que têm por base a Educação, calcados em iniciativas para aumentar a conscientização

Publicado em 27/11/2024 às 05:43:43

A educação para a percepção de risco, tema da Semana Nacional de Redução de Desastres 2024, é um dos pilares das ações da Defesa Civil de Salvador. O tema, não por acaso, está em clara sintonia com a “Meta 4 - Educação de Qualidade” -, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU que consistem em 17 metas interconectadas e que funcionam como um norte para os países membros das Nações Unidas, com o objetivo de reduzir a pobreza e melhorar a qualidade de vida das populações.

Como Defesa Civil – cuja atuação naturalmente dialoga com uma série de setores da sociedade – promovemos uma série de ações que ajudam Salvador a ficar mais próximas dessas metas. São ações educativas e de promoção da cidadania, visando maior preservação do meio ambiente urbano e também atividades que auxiliem a nossa cidade no planejamento urbano.

Sem dúvida, a instrução e a educação dos cidadãos têm papel fundamental nessa jornada. Tornou-se prioritária na Defesa Civil de Salvador a execução de programas que têm por base a Educação, calcados em iniciativas para aumentar a conscientização sobre a importância da defesa civil e preparação para desastres, ajudando a criar comunidades mais resilientes.

Ações continuas - como a formação de Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) e o Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE) - têm engajado jovens e adultos no esforço de redução de riscos de desastres, uma temática emergencial, voltada para a melhoria da qualidade de vida das nossas comunidades.

As ações de defesa civil tornam-se essenciais para alcançar várias metas dos ODS. A prevenção e mitigação de ocorrências requerem a implementação de sistemas de alerta precoce e treinamento de comunidades em simulados de evacuação para responder a desastres naturais como propõe o ODS 11 que tem como objetivo tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Outra preocupação é desenvolver atividades de mobilização que se traduzam no objetivo do ODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima: após uma ocorrência, ações de defesa civil devem incluir a reconstrução de infraestruturas e comunidades de forma sustentável, como ocorreu na localidade de Barro Branco (Av. San Martin), onde foram realizadas obras de contenção de encosta e a construção de imóveis populares para abrigar as famílias que tiveram que deixar o local após as fortes chuvas de 2015.

Já o Programa de Voluntariado e o Mobiliza Defesa Civil se inserem no fortalecimento de parcerias e colaboração entre governos, ONGs e comunidades para melhorar a eficácia das ações de defesa civil e garantir que todos os setores da sociedade estejam envolvidos, em conformidade com a meta ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação.

Essas ações são fundamentais para atingir os ODS e garantir que a população esteja preparada para enfrentar desafios e emergências de maneira sustentável e eficaz. Estamos certos de estar avançando para fortalecer a resiliência frente às ocorrências, visando a redução das perdas de vidas humanas, bens sociais, econômicos e ambientais.