Assine

Lidere e inspire: mulheres juntas fortalecem a coletividade


 

Nosso papel ao ocupar importantes espaços é contribuir para a equidade e o empoderamento feminino

Publicado em 08/03/2024 às 05:00:00

A história mostra que mulheres ao se unirem conquistam direitos, incentivam à coletividade, empoderam umas às outras, ocupam espaços de poder, lideram as suas comunidades, e, sobretudo, se fortalecem para a promoção da equidade de gênero, da manutenção e ampliação dos devidos direitos. A representatividade feminina importa, é justa, essencial e impulsiona outras mulheres. Nesse sentido, tenho o orgulho de representar as soteropolitanas da nossa cidade, e me honra exercer com muito trabalho e dedicação o posto de vice-prefeita da primeira capital do Brasil ao lado do prefeito Bruno Reis. Hoje, no Dia Internacional da Mulher, desejo que todas possam ter a oportunidade de exercer suas lideranças, seja na comunidade, no trabalho, nas famílias, nos templos religiosos ou em cargos públicos.

Além de vice-prefeita, conduzo junto com uma equipe composta majoritariamente por mulheres, o cargo de secretária de Saúde. Juntas, nós pensamos e executamos políticas de atenção ao público feminino. Temos o Programa Mãe Salvador, que amplia e qualifica ações para gestantes; inauguramos o Ambulatório LGBT+, ofertando cuidados especializados às mulheres trans; realizamos através de um dos maiores programas de atendimento itinerante do país, o Saúde nos Bairros, mais de 16 mil mamografias, além de consultas, vacinas e demais exames, em toda rede foram 55.662 mamografias, mais de 63 mil preventivos, atendimentos ginecológicos em todas as unidades e prevenção contra câncer do colo do útero; iniciamos os implantes contraceptivos para mulheres em situação de rua; estamos na fase de obras do 1º Hospital Maternidade e da Criança de Salvador, com o olhar especial à saúde da criança e da mulher, inclusive ofertando cirurgias eletivas.

No âmbito do enfrentamento e combate à violência, através da SPMJ, avançamos nas políticas voltadas ao público feminino com o Programa Alerta Salvador, os Centros de Referência de Atenção as Mulheres, o Núcleo de Enfrentamento e Prevenção ao Feminicídio (NEF) e a entrega da Casa da Mulher Brasileira, marco histórico no acolhimento e combate à violência, que já realizou 1098 atendimentos em dois meses de funcionamento. Considero que a política mais efetiva é a construção da autonomia psicológica e financeira da mulher e por isso, construímos ações integradas junto à Semdec, SPMJ, Semur, Sempre e Seinfra, potencializando a capacitação profissional, as campanhas para coibir a violação de direitos e incentivando o empreendedorismo feminino. Citamos os exemplos do SIMM Mulher, CRED Salvador, programas Salvador Mulher e Marias da Construção, este reconhecido internacionalmente, além do Morar Melhor, que prioriza a reforma das casas de chefes de famílias monoparentais.

Então, mulheres, Inspirem, liderem, fortaleçam, motivem, com a consciência que por trás de cada história existem vivências marcadas pela desigualdade de gênero. E nosso papel ao ocupar importantes espaços é contribuir para a equidade e o empoderamento feminino. Liderem com amor e força de trabalho, pois uma cidade gerida com mulheres, tem um olhar atencioso, humano, acolhedor e respeitoso. Exerçam seus papéis de liderança. É essa a Salvador que estamos construindo junto com todas vocês. Contem sempre comigo!