'Vou ter que contar as moedas', foliões já estão sem fôlego para o Carnaval
Falta de dinheiro, cansaço da folia e medo de exagerar na bebida estão entre as preocupações
-
Gil Santos
gilvan.santos@redebahia.com.br
A folia começou na quinta-feira (1), com a Lavagem de Itapuã. Na sequência, teve a festa de Iemanjá, o Fuzuê, o Furdunço, a Melhor Segunda-Feira do Mundo e, nesta terça-feira (6), ainda terá o Pipoco de Léo Santana. Há cinco dias, Salvador está com trios elétricos na rua, multidões dançando e cantando, mas o Carnaval, oficialmente, sequer começou.
O tênis da manicure Larissa de Jesus, 28 anos, mudou de branco para um cinza bem escuro, as pernas estão cansadas e quase todos os looks separados para a folia já foram expostos. Ela contou que está reunindo fôlego para completar a maratona de shows.
"A pandemia tirou dois carnavais da gente e, no ano passado, quando teve a festa, eu só pude vir dois dias por causa do meu antigo trabalho. Quer dizer, tenho muita energia acumulada para queimar nesse Carnaval e seria uma vergonha parar antes mesmo da festa começar", disse Larissa, enquanto aguardava pela saída do trio de Xanddy na Melhor Segunda-Feira do Mundo, no circuito Orlando Tapajós.
Para o publicitário mineiro Davi Borges, 34 anos, o problema é queimar a largada. "A gente começa a beber e não sabe quando vai parar. Eu vim com dois primos para a casa de uma tia em Salvador. Chegamos na quarta-feira e estamos bebendo desde o primeiro dia. Vai fazer uma semana e ainda tem a semana inteirinha do Carnaval", contou, segurando uma lata de cerveja.
A turista paulista Anne Garcia, 37 anos, disse que outro ponto a ser considerado são as despesas. "Eu não tenho mais dinheiro para tanta festa. Até a Quarta-feira de Cinzas vou estar juntando as moedas para pagar as contas", brincou.
A abertura do Carnaval será realizada na quinta-feira (8), na Praça Castro Alves, em um show conjunto entre Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, BaianaSystem e Ilê Aiyê. Os trios elétricos vão subir a Rua Carlos Gomes até às imediações da Casa de Itália. A apresentação começa às 16h e será transmitida ao vivo pela Rede Globo.