Inscrições para Rei Momo 2024 seguem até esta segunda-feira (15); saiba como participar
A seletiva acontecerá no próximo dia 27, no Clube Fantoches, com a participação de 11 jurados
-
Alô Alô Bahia
rafael.freitas@redebahia.com.br
Os interessados em disputar o Reinado de Momo no Carnaval de Salvador de 2024 têm até esta segunda-feira (15) para se inscrever gratuitamente. Os documentos obrigatórios (RG, CPF, comprovante de residência, atestado médico de saúde, antecedentes criminais e currículo) devem ser entregues no Clube Fantoches, no bairro do Dois de Julho, entre 9h e 17h.
A seletiva acontecerá no próximo dia 27, no próprio Clube Fantoches, com a participação de 11 jurados. O vencedor receberá a chave simbólica da cidade na abertura do Carnaval, no dia 8 de fevereiro, além de um prêmio de R$ 10 mil.
"Qualquer pessoa pode pleitear o reinado. Basta apenas ser carnavalesco, ter conhecimento da nossa cultura e estar com a saúde e documentação necessária", destaca Jairo da Mata, presidente da Federação de Entidades Carnavalescas e Culturais da Bahia. De acordo com ele, o pré-requisito do excesso de peso, que, por muitos anos, foi levado em consideração, não é mais um critério do concurso.
Todos os anos, a Federação ainda desenvolve um trabalho social. Esse ano, a parceria é com Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), com o objetivo de estimular a doação de sangue, com a campanha "Entre com o Rei Momo na folia salvando vidas".
Considerado o deus da zombaria, da piada e da zoação na mitologia grega, a figura de Momo surge no Brasil a partir de meados do século XX. O primeiro Rei Momo do Carnaval de Salvador ocupou o posto em 1959. O funcionário público Milton Ferreira da Silva, o “Ferreirinha”, recebeu a coroa e declarou que só passaria o cargo, hereditário por natureza, ao filho.
Em 1984, quando o Carnaval de Salvador completou 100 anos de sua história moderna, Ferreirinha já estava com a coroa na cabeça há 25 anos e, mesmo assim, por acreditar que reinados só eram passados de pai para filho, não aceitava ser substituído por outro que não o seu filho. A escolha do Rei Momo na folia baiana através de concurso só teve início em 1990, através da Federação de Entidades Carnavalescas e Culturais da Bahia.
Ao longo dos anos, nomes como Clarindo Silva 2008; o cantor e compositor Gerônimo Santana (2009); e o guitarrista, cantor e compositor Pepeu Gomes (2010) já carregaram a coroa. Em 2023, com a retomada da festa após a pandemia de Covid-19, Alan Nery foi escolhido mais uma vez para comandar o Reinado de Momo na folia de Salvador.