Assine

Hemoba lança campanha para ampliar doação de sangue durante o Carnaval


 

Rei Momo, Alan Nery, participou do lançamento da campanha

  • Wendel de Novais

Publicado em 30/01/2024 às 16:49:54
Rei Momo e seus Guardiões durante a campanha "A alegria do Carnaval tá no nosso sangue" . Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

A Fundação Hemoba lançou a campanha “A alegria do Carnaval tá no nosso sangue” para mobilizar os voluntários à doação e garantir o estoque de sangue. A campanha contou com a participação do Rei Momo, Alan Nery.

Durante o Carnaval, a demanda por bolsas de sangue aumenta, como explica Aline Dórea, hematologista e coordenadora da coleta. "A particularidade do Carnaval é mais com a questão de ser um feriado prolongado que a gente tem uma diminuição no movimento e alguns hemocomponentes acabam vencendo. Por isso precisamos de uma coleta contínua. A importância dessa campanha é realmente a gente garantir um volume de estoque que permita atender as demandas nesse período que vai ter uma coleta diminuída", explica.

Ela diz que o movimento tem sido bom nas últimas semanas, mas há uma demanda por pedidos de transfusão têm aumentado. "A gente até tem tido coletas boas nesses últimos dias, na semana passada, e os últimos dias tiveram coletas boas, mas a gente está tendo uma demanda bem significativa de pedido de transfusão, e aí por isso a gente está com um estoque crítico de vários grupos. O negativo, A negativo, B negativo, O positivo também".

As doze candidatas a Rainha e Princesas do Carnaval também estiveram presentes. Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Alan Nery destacou a importância das doações. "A gente está na maior festa de rua do planeta, a gente está recebendo muita gente de fora, a cidade está com milhões de turistas, então muitas intercorrências ocorrem além do que já vem acontecendo normalmente aqui no estado da Bahia. E durante o Carnaval a gente precisa muito que a gente consiga aumentar essa quantidade de arrecadação de sangue. Parabéns à organização do concurso, a todos os candidatos e desejo que todo povo baiano venha de coração. Ação aberta, curtiu o carnaval, mas antes, passa aqui no imóvel pra dorar sangue", disse o Rei Momo.

Devison Andrade, guardião do Rei Momo, explicou a participação de Alan Nery. "A figura do rei é algo engrandecedor no trabalho social, é muito além da alegria, da energia, de pular, de dançar, a figura do rei é uma figura tremendamente importante para o trabalho social, as pessoas se encantam com o rei. E o pedido do rei é um pedido de peso, conforme ele seja, né? Então eu acho que o trabalho social é muito importante", afirmou.

"A gente está na maior festa de rua do planeta, estamos recebendo muita gente de fora e a cidade está com milhões de turistas, então muitas intercorrências ocorrem além do que já vem acontecendo normalmente aqui no estado da Bahia. E durante o Carnaval a gente precisa muito aumentar essa quantidade de arrecadação de sangue", declara o Rei Momo, Alan Nery.

O evento contou com a participação das doze candidatas que concorrem aos títulos de Rainha e Princesas do Carnaval de Salvador que se inscreveram para doar medula óssea. A eleição ocorrerá ainda nesta terça-feira (30), às 21h, no salão Diamante do Wish Hotel da Bahia.

Unidades de atendimento

As unidades móveis de coleta estarão na loja Ferreira Costa, de 29/01 a 02/02; no Salvador Shopping, dias 30/01, 01/02 e 02/02; e no Estádio Pituaçu, no dia 31/01, das 8h às 17h, com intervalo para almoço.

Já as unidades fixas da Hemoba têm o seguinte horário de atendimento: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior.

Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. Vale frisar que todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando assim o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.