Encontro histórico dá início ao Carnaval de Salvador na Praça Castro Alves
Trios com Ivete, Brown e BaianaSystem se encontraram na abertura
-
Maysa Polcri
maysa.polcri@redebahia.com.br
Só diz que o Carnaval de Salvador começou há dias quem não vivencia de perto o encontro apoteótico de três trios na Praça Castro Alves, no Centro, no início da tarde de quinta-feira (8). A união de ritmos e gerações proposta por Ivete Sangalo, BaianaSystem, Carlinhos Brown e Ile Aiyê trouxe milhares de pessoas ao espaço histórico, que já foi palco de grandes encontros da música baiana.
Quem deu início à festa foi Ivete Sangalo, que animou os foliões ao som de O Mundo Vai. Logo em seguida e no trio elétrico vizinho, Carlinhos Brown, ao lado de Armandinho, puxou o coro do público ao som de Ashansu. A banda BaianaSystem, que trouxe seus fãs ao Centro Histórico, deixou a Praça pequena ao som de Lucro. O encontro relembra os anos 70 e 90, quando a união de apresentações no Centro marcava o fim do Carnaval em Salvador.
Antes das 15 horas, muitas pessoas já se aglomeravam em cada um dos seus trios de preferência. Os fãs de BaianaSystem aproveitavam a sombra do Navio Pirata, enquanto a concentração dos fãs de Ivete permaneciam fiéis ao lado do trio da cantora. Para quem não conhece Salvador, a impressão poderia ser a mistura não se concretizaria. Na medida em que o show começou, a mistura seguiu uma só energia. Os integrantes do Ile se dividem em cada um dos trios.
Emocionada e com roupas coloridas, a geóloga Ana Salinas relembrava das vezes que vivenciou o encontro de trios ao lado do pais, quando era mais nova. "Não há palavras para descrever o que é voltar a Praça Castro Alves para um encontro de trios tão especial. Meu pai faleceu, mas as lembranças estão mais vivas do que nunca e sei que ele está aqui presente no meu coração", falou.
Numa época em que não existiam as estruturas de camarotes como hoje, o trio elétrico de Armandinho, Dodô e Osmar foi responsável pelo primeiro encontro de trios da história do Carnaval de Salvador. A tradição que se repetiria em anos seguintes, na verdade, foi fruto do acaso. Na reta final do circuito, na praça Castro Alves, eles encontraram o trio dos Novos Baianos e resolveram se apresentar juntos.
Os Encontros continuaram acontecendo até a década de 90, mas depois foram rareando. O Campo Grande perdeu espaço para o Circuito Barra-Ondina.
O Correio Folia tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador